O Botafogo foi até São Januário para enfrentar o Vasco, pela 34ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. As duas equipes se encontraram pela sexta vez, em 2021 e possuiam histórico equilibrado, porém, as situações são completamente diferentes.
O Botafogo dominou boa parte da partida e venceu por 0 a 4 e com a vitória, alcançou a liderança no Campeonato Brasileiro e põe a mão no tão almejado acesso à Série A. Já o Vasco, que contava com auxílio da matemática para subir, vê a Série A ficar cada vez distante e permanece na nona posição.
Antes do início da partida, foi respeitado um minuto de silêncio em homenagem a Marília Mendonça e as outras quatro vítimas do acidente aéreo da última sexta (05).
Um minuto de silêncio em homenagem póstuma a Marília Mendonça, Abicieli Silveira, Tarciso Pessoa, Henrique Ribeiro e Geraldo Martins, vítimas do acidente aéreo da última sexta, além das vítimas da covid-19 pelo mundo. Descansem em paz ???????? pic.twitter.com/jakvzNPQNt
— Botafogo F.R. (@Botafogo) November 7, 2021
Primeiro tempo - A partida começou com domínio do Vasco, que já tentava ampliar o placar e dava indícios de que entrara focado no objetivo. Aos 09 minutos, Cano finalizou para o gol, porém, o goleiro botafoguense afastou a bola. Aos 10', o Vasco já possuia 82% de posse de bola e o Botafogo, tinha 12% e jogava timidamente, tentando aproveitar os erros de saída de bola.
A tática do Botafogo funcionou e num contra-ataque aos 11', Oyama conduziu a bola por todo campo e tocou par Warley, que chegou cruzando na área direto nos pés de Marco Antônio, que marcou o primeiro gol botafoguense.
O Botafogo não perdeu o ritmo e oito minutos depois, Carlinhos passou em profundidade pela esquerda para Diego Gonçalvez. O camisa cruzou na área e encontrou Rafael Navarro, que chutou direto para a rede e confirmou-se artilheiro, com 13 gols pelo Botafogo.
O Vasco viu a sua situação piorar aos 25 minutos, quando Léo Matos faz entrada dura em Pedro Castro, recebe o segundo cartão amarelo do jogo e é expulso. O jogador sai do campo sem reclamar mas é recebido na entrada do vestiário com lançamento de copos e garrafas da torcida vascaína.
Blazers dominam e vencem os Lakers com vantagem
Fluminense volta a vencer com gol aos 50 minutos
Corinthians vence o Fortaleza com gol no final e se aproxima do G-4
A equipe cruzmaltina manteve maior posse de bola e aos 27 minutos, tinha 74% mas errava todas as finalizações e roubadas de bola. Por outro lado, o Botafogo fechou o espaço defensivo e continuava procurando espaços para sair em contra-ataque e deu certo novamente, já que Oyama tocou para Marco Antônio e o camisa 70 atravessou o campo, conduzindo a bola até a entrada da área. Marco Antônio driblou o goleiro lindamente e marca o terceiro gol do Botafogo na partida aos 36'.
O Botafogo soube manter o placar mesmo com as investidas do Vasco e o primeiro tempo terminou com vitória parcial do Glorioso por 3 a 0.
Ao fim da primeira etapa, o caos já se instaurou em São Januário e alguns torcedores do Vasco tentaram invadir o campo mas foram contidos pela polícia. Antes da metade do jogo, alguns torcedores deixaram o estádio e os 1.000 torcedores presentes do Botafogo fizeram a festa durante o intervalo.
Segundo tempo - O Vasco voltou ao campo com seu esquema defensivo reforçado e fechado, e manteve a bola recuada nos primeiros minutos. O Botafogo não mudou a equipe e continuava apostando nos contra-ataques.
Aos 8 minutos, o Botafogo já conseguiu ampliar ainda mais a vantagem, após cobrança de escanteio e assistência de Pedro Castro para Diego, que marcou de cabeça.
Diego Gonçalves tava esperto na cobrança de escanteio e mandou pra rede. O QUARTO DO FOGÃO!????⚽️ #VamosBOTAFOGO
— Botafogo F.R. (@Botafogo) November 7, 2021
???? TV Globo pic.twitter.com/THkHalFX88
O VAR interrompeu a comemoração botafoguense, ao alegar impedimento na posição de Diego e depois de dois minutos de espera, o árbitro marca impedimento e logo depois, volta atrás, confirmando o gol dos visitantes.
O segundo tempo permaneceu frio entre as duas equipes. O Botafogo tentava aproveitar os contra-golpes e manteve a defesa fechada, complicando a vida da equipe vascaína. A partida terminou confirmando a goleada do Botafogo sobre o Vasco, por 4 a 0.
O Vasco irá receber o Vitória em São Januário, na quarta-feira e o Botafogo irá enfrentar o Ponte Preta, no Moisés Lucarelli, na quinta-feira.
Foto destaque: Botafogo. Reprodução/Twitter