Notícias

NASA adia lançamento do foguete Artemis I com destino à Lua

Depois de outros dois adiamentos, a NASA decidiu novamente adiar o lançamento do foguete Artemis I. A passagem do furacão Ian foi um fator para essa decisão; assim o lançamento deve acontecer entre outubro e novembro.

28 Set 2022 - 16h40 | Atualizado em 28 Set 2022 - 16h40
NASA adia lançamento do foguete Artemis I com destino à Lua Lorena Bueri

O foguete Artemis I estava com seu lançamento previsto para esta terça-feira (27), porém a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) disse que será “difícil” lançar a nave para o espaço antes de novembro. Além disso, com a aproximação do furacão Ian, o foguete teve que ser recolhido e guardado em um hangar do Centro Espacial Kennedy, no estado da Flórida.

O projeto Artemis tem como objetivo mandar humanos de volta à Lua depois de 50 anos da última missão do programa Apollo. Esse projeto se iniciará com o foguete Artemis I, que irá verificar se a cápsula Orion, localizada na parte superior do veículo, é segura para o transporte de humanos no futuro.


Missão Apollo, realizada em 1969, primeira vez que os humanos foram à Lua (Foto: Divulgação/NASA)


Outras duas tentativas de lançamento da Artemis I já haviam sido canceladas anteriormente: a primeira no final de agosto e a segunda no começo de setembro. Ambas as tentativas foram canceladas por problemas técnicos, sendo que uma delas foi por causa de um vazamento de combustível durante o abastecimento dos tanques do foguete.

Bill Nelson, chefe da NASA, disse em entrevista à CNN que o final de outubro é o mais cedo possível que eles podem lançar o foguete ao espaço, mas o mais provável é que o lançamento fique para meados de novembro. Jim Free, administrador associado da NASA, confirmou a fala de Nelson ressaltando que a passagem do furacão Ian vai causar uma mudança grande na programação da agência.

De acordo com Nelson, após a passagem do furacão, a Agência precisará transportar a nave do hangar para a plataforma de lançamento, além trocar alguns componentes do sistema de autodestruição do foguete e configurar o veículo para a decolagem. Além disso, esses contratempos causados pela passagem do furacão são responsáveis pelo aumento do tempo de espera para o lançamento.

Com base em todos esses contratempos, a NASA, baseando-se nas posições da Terra e da Lua, estipulou duas possíveis janelas de lançamento novas, a primeira é entre os dias 17/10 e 31/10, e a segunda entre os dias 12/11 e 27/11. Sendo que a janela de novembro é a mais provável de ser seguida pela agência norte-americana.

Foto destaque: Foguete Artemis I. Reprodução/NASA

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo