Notícias

Ministério da Saúde sofre novo ataque hacker em seus sistemas

Nos dias 12 e 13 de dezembro de 2021, o Ministério da Saúde sofreu novos ataques de hackers acessando a seus sistemas, levando muitos deles a se manterem fora do ar.

14 Dez 2021 - 20h41 | Atualizado em 14 Dez 2021 - 20h41
Ministério da Saúde sofre novo ataque hacker em seus sistemas Lorena Bueri

Após poucos dias depois do Ministério da Saúde ter sofrido grande estresse com ataque hacker, outro ataque ocorreu em meio aos dias 12 e 13 (domingo e segunda-feira) do mês de dezembro de 2021.

Antes de Marcelo Queiroga se pronunciar sobre essa segunda onda de ataques cibernéticos ao ministério  as suas ferramentas e aplicativos ligados ao site, o grave incidente continuava a ser negado pelo governo brasileiro, de forma que a população achasse que era simplesmente do DATASUS que estava havendo, como os mesmos disseram, uma: "manutenção preventiva na rede interna". O que na verdade não era a real, já que, como o próprio Queiroga disse, que estava sendo desenvolvido um modo para que os sistemas internos  do ministério pudessem se"recuperar".


Hackers invadem mais uma vez Ministério da Saúde. (Foto: Reprodução/CNN BRASIL)


Conforme palavras do ministro Marcelo Queiroga: "São duas coisas diferentes. Aquele primeiro ataque não foi um ataque ao Ministério da Saúde, aquilo foi a nível da Embratel, né? E felizmente, os dados não foram comprometidos. Em relação a esse [segundo ataque], foi algo de menor monta e estamos trabalhando para recuperar isso o mais rápido possível".

Dessa forma, a PF (Polícia Federal) revelou que nessa semana com a nova onda de ataques hackers, vários sistemas ficaram fora do ar, entre eles se encontra o e-mail, que só foi informado do problema depois de um bom  tempo e do ministério se referir ao caso como outro tipo de manutenção pela pasta e pela própria PF.

Considerando, que foi levado a um aviso recebido aos funcionários do ministério de que não precisavam comparecer ao seu local de trabalho na segunda-feira, dia 13 desse mês, por conta dos ataques que estão se tornando parte da rotina do Ministério da Saúde nos últimos tempos.

Segundo informações passadas em nota, na sexta-feira do dia 10 de dezembro o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República também revelou que "incidentes cibernéticos contra órgãos de governo" aconteceram, o que faz com que o governo em questão haja "de forma coordenada para retomada dos serviços", como foi dito na nota.

https://lorena.r7.com/post/Ataque-hacker-no-site-do-Ministerio-da-Saude-compromete-dados-sobre-a-Covid-19-aponta-especialistas

https://lorena.r7.com/post/Cerveja-artesanal-e-produzida-por-freiras-para-arrecadar-fundos-e-realizar-obras-em-convento-na-Belgica

https://lorena.r7.com/post/Nova-York-aprova-direito-ao-voto-para-residentes-sem-cidadania-americana


"Eu falei que [seria resolvido] até amanhã, né? Aí, houve esse outro ataque, infelizmente somos vítimas dessas figuras que têm, de maneira criminosa, invadido sistemas. Tentado invadir, né, eles não conseguem invadir, mas tumultuam, atrapalham", Queiroga afirma, após ser questionado sobre o restabelecimento e a volta ao ar de tudo que em algum momento caiu depois do ataque. Ressaltando que esse restabelecimento é previsto que aconteça no dia 14, ainda dessa semana, se não houver mais tentativas de invasão por parte dos hackers.

Foto destaque: Sistemas do Ministério da Saúde é invadido. Reprodução/InfoMoney.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo