Vivemos em um seculo de transformações, principalmente no quesito tecnológico. Não é raro ver um avanço na área da saúde devido a essas novas tecnologias, entretanto, a medicina acaba de dar um grande passo para o futuro.
De acordo com portal Época Negócios, a nova revolução medica será a criação de um metaverso, uma realidade virtual feita para médicos e pacientes, oferecendo um melhor tratamento.
A proposta é explicada pelo coordenador científico do evento de saúde Hospitalar Hub, que ocorre na América Latina, e também mentor do eHealth Mentor Institute, o cientista Guilherme Hummel, de acordo com ele, a ideia do metaverso é baseada em outras três tecnologias diferentes, a primeira e a realidade aumentada (VR), muito usada na indústria dos games, realidade estendida (XR) e por último a realidade aumenta (AR).
Homem De Terno Azul Segurando Máscara De Plástico Branco (Reprodução/Pexels)
Hummel afirma que essa nova tecnologia, é previsto que procedimentos como cirurgias fiquem mais eficientes e com menos riscos, assim como diagnósticos, ficoterapia e reabilitação, ao trazer mais informações para pacientes e médicos.
O diretor do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, José Marcelo de Oliveira, se mostrou bastante otimista quando procurado pelo Época Negócios, e acredita que outros procedimentos já usados como medicina de alta qualidade e telemedicina, terão avanços com o metaverso, pois com essa realidade virtual, tratamentos poderão ser acompanhados em tempo real, e mais médicos conseguirão trabalhar em conjunto no mesmo caso.
https://lorena.r7.com/post/Introducao-ao-metaverso-uma-realidade-proxima-do-que-conhecemos
https://lorena.r7.com/post/Ifood-testa-drones-para-entrega-de-pedidos
https://lorena.r7.com/post/Sua-profissao-pode-ser-substituida-por-robos-ate-2030
De maneira prática, o metaverso criará versões digitais de órgãos internos e externos dos pacientes em formato 3D, permitindo ao médico examina-los por completo em um mundo feito a partir de realidade aumentada, utilizando o óculos já criado para esse fim. O metaverso se monstra multifuncional, podendo ser empregado em diferentes áreas da medicina, dependendo da demanda do tratamento.
O que pouca gente sabe é que o metaverso já vem sendo usado em hospitais particulares de alto custo, o próprio Oliveira afirma ser possível usar essa inovação para tratamentos contra a ansiedade, além do planejamento cirúrgico.
Foto em destaque:Pessoa usando ocúlos de realidedade virtual vestida de branco (Reprodução/Pexels)