Moda

Malu Pires revela como transformou marca de chapéus na queridinha do Brasil

Peças atemporais e possibilidade de estilização são referências no mercado de moda.

3 min de leitura
29 Out 2021 - 15h40 | Atulizado em 29 Out 2021 - 15h40

chapéu de palha surgiu com a função de proteger o rosto e a cabeça do sol. Com o tempo, passou também a ser considerado uma maneira de adicionar estilo ao visual. No entanto, ficou muito tempo esquecido no Brasil, até que começou a marcar presença constante nos looks das atrizes, cantoras e influenciadoras digitais. O nome por trás dessa reviravolta fashion é Malu Pires.

Maria Luara Manhani Pires abandonou a advocacia para se lançar como empresária, e conquistou o objetivo de transformar o acessório de palha em item “instagramável”, além de confortável e funcional.

A história começou em 2015, em Rio Verde, uma cidade no interior de Mato Grosso do Sul. Ao ser convidada para participar da produção na fábrica de chapéus rústicos da família do marido, Malu teve o insight de transformar as peças, criando um DNA único. Timidamente, o trabalho começou a aparecer na cabeça das celebridades e, então, se transformou em sucesso, conhecido tanto pela qualidade quanto pelo ar fashion inconfundível.

“Não foi fácil, empreender é muito complicado. Exige pensar em muitos detalhes e estratégias. Está dando tudo certo, hoje estamos enviando nossos produtos para todo o Brasil, de Norte a Sul”, revelou a empresária.

O segredo consiste em descomplicar a moda ao oferecer algo clássico e atemporal, feito à mão com matéria-prima nacional. O resultado é um guarda-roupa versátil, duradouro e marcante. “O diferencial é que mostramos para a cliente que ela pode, sim, usá-lo em qualquer ocasião, porque fica legal em todos os estilos de roupa”, comentou. Portanto, as peças são bem-vindas na praia, no campo e na cidade, em todas as épocas do ano.

Outro ponto crucial foi investir em diferentes cores para todas os chapéus, indo das neutras às vibrantes. As estilizações caíram no gosto das clientes, com faixas com iniciais bordadas, fazendo uma verdadeira revolução no setor chapeleiro a partir da personalização.

A possibilidade de encontrar acessórios de diferentes abas e copas também é um grande trunfo, porque amplia o leque para se adaptar aos tipos de rosto, cabelo e modo de se vestir. Para se encaixar perfeitamente na cabeça de cada pessoa, a marca ainda tem o cuidado de oferecer cinco tamanhos: PP, P, M, G e GG.

Todas as peças são feitas à mão, com matéria-prima extraída de coqueiros brasileiros. A confecção pode levar até 10 dias, com o trabalho de artesãs de regiões agrícolas, ajudando a alavancar a economia da área.

Chapéu Paris original

Falou de Malu Pires, logo vem a imagem do chapéu Paris original, que garante uma transição do clássico para o moderno, com aba e topo retos. O best seller da grife é queridinho de muitas famosas, como Juliana Paes, Flávia Alessandra e Larissa Manoela.

Por ser um verdadeiro hit do verão, poucos imaginam que surgiu para a coleção da estação mais fria do ano. “Eu tive a inspiração em Paris, nessa sofisticação francesa. A princípio, pensei nele como um modelo de inverno, com looks mais sóbrios e neutros. Depois, ele foi ganhando espaço em todas as ocasiões, como praia, looks casuais. O primeiro foi em aba média, depois veio em aba maior, colorido”, contou Malu Pires.

Bucket hat

De olho nas tendências, a grife de Mato Grosso do Sul passou a produzir também o Bucket Hat, que voltou direto do túnel do tempo, sendo sucesso nos anos 90 e 2000. Tradicionalmente feito em tecido impermeável, com abas maleáveis voltadas para baixo, ganhou toque fashion com as tramas em palha natural.

Chapéu Panamá

A elegância atemporal do mundialmente famoso chapéu Panamá também é produzida por Malu Pires. No Equador, seu país de origem, vem em palha toquilla. Já a adaptação brasileira, que mantém as depressões características na copa, ganha vida com palha de coqueiros nacionais e também em juta para a versão Safári.


Os chapéus tem feito enorme sucesso. (Foto:Reprodução/Internet)


Mais modelos Malu Pires

As belezas das ilhas gregas serviram de inspiração para as formas de dois chapéus grandes, que têm a cara do verão pela proteção ao sol que proporcionam: Mykonos e Santorini. Já o Hawaii - também conhecido como hawaiano, surfista, surf ou tailandês - tem cordões para prender abaixo do rosto.

Além de chapéus, a Malu Pires oferece bolsas, incluindo clutch e modelo oversized com franjas. Seus lenços estampados podem finalizar os looks com ainda mais informação de moda.

 Onde comprar chapéu de palha?

Malu Pires está imersa no ambiente digital. Navegue pelo site www.malupires.com.br para encontrar as peças mais queridinhas. Se quiser se inspirar na maneira que os famosos usam chapéus, bolsas e outros acessórios da marca, basta conferir as publicações do Instagram (@malupires)!

 

 

Deixe um comentário