Celebridades

Juju Salimeni usou Instagram para falar de assunto sério

A ansiedade é um assunto extremamente sério e emergente. O transtorno afeta mais de 18 milhões de brasileiros e deve ser encarado como prioridade a nível global.

15 Nov 2021 - 12h25 | Atualizado em 15 Nov 2021 - 12h25
Juju Salimeni usou Instagram para falar de assunto sério  Lorena Bueri

Juju Salimeni usou sua conta no instagram, na tarde do último domingo (14), para falar de um assunto sério e que afeta pelo menos 18 milhões de brasileiros e brasileiras. O transtorno de ansiedade. A musa fitness que é seguida por milhões de pessoas na rede social e usou sua voz para falar sobre o assunto, recebeu o apoio de centenas de pessoas famosas e anônimas. Ela iniciou o texto  falando do quanto tenta encontrar forças para enfretar o problema. "Ela é forte, porque está em constante batalha contra a ansiedade. A voz da ansiedade diz que ela é fraca. Alguns dias, ela escuta tudo o que a voz diz. Mas, em outros dias, ela encontra o poder de ignorá-la", desabafou a apresentadora. Esta não é a primeira vez que a modelo vem a público debater o assunto, em julho deste ano ela também aproveitou o espaço para relatar a angústia doq ue é viver com o transtorno. 

Vista por muitos como "frescura", a ansiedade ainda é tabu em grande parte das famílias brasileiras e, por isso, não é discutida em casa. Segundo um documento (2011) disponibilizado pela Biblioteca Virtual  da Saúde (BVS), a ansiedade apresenta sintomas diversos como:"Aflição, angustia, pertubação do espirito causada pel aincerteza e relação com qualquer contexto de perigo". Além disso, a cartilha chama atenção para outros aspectos que devem ser levados em conta quanto ao transtorno."Devemos entender ansiedade como um fenômeno que ora nos beneficia ora nos prejudica, dependendo das circunstâncias ou intensidade podendo tornar-se patológica, isto é, prejudicial ao nosso funcionamento psiquíco (mental) e somáico (corporal)", alerta o material.


Ansiedade (Foto: Reprodução/ Site Dolores Bordignon)


Os resultados preliminares de uma pesquisa realizada pelo Ministério da Sáude (2020), demonstraram que a ansiedade é a  doença psiquíca que mais afetou os brasileiros durante a pandemia de coronavírus, com um aumento de  86% no período. Os dados alarmantes  sobre a patologia, não é de hoje.  Desde 2019,  dados  da Organização Mundial da Sáude( OMS) comprovaram que o Brasil é o país mais ansioso do mundo, com cerca de 18 milhões de pessoas afetadas. Em entrevista para a Rádio USP, em 2019, o professor do Instituto de Psicologia da instituição, Andrés Eduardo Aguirre Antúnez,  apontou a realidade socio-econônomica do Brasil  como um dos focos potenciais para o esenvolvimento do transtorno. Ele chamou a atenção para o desemprego como um fator importante para o desenvolvimento da ansiedade patológica.

https://lorena.r7.com/post/Juju-Salimeni-desabafa-em-seu-instagram-sobre-ansiedade

https://lorena.r7.com/post/Ansiedade-na-quarentena

https://lorena.r7.com/post/BBB-21-Equipe-de-Fiuk-afirma-que-ator-esta-sofrendo-de-abstinencia-de-medicamentos-para-depressao-e-ansiedade


Vale ressaltar que, a ansiedade tem tratamento e é de extrema importância a busca por ajuda  profissional para o controle da mesma. Além disso, o Brasil oferece canais de atendimento como, por exemplo, o Centro de Valorização a Vida (CVV). Para pedir ajuda e conversar com alguém de forma anônima, basta ligar no número 188. Por lá, é possível dialogar, também,  por meio de e-mail e chat. O atendimento funciona 24 horas por dia e as informações são mantidas em sigilo absoluto.

Um relatório da OMS, produzido em Genebra, Suiça,  este ano,  apontou que os investimentos em saúde mental  aplicados pelos mais de 170 países, ainda são  insatisfatórios.  A cada trêss anos o Atlas da Saúde Mental é lançado com atualizações sobre o tema, que é necessário e emergente a nível global.

Foto Destaque: Juju Salimeni. Reprodução/instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo