Gastronomia

Henrique Fogaça fala do amor pelo sal no seu livro + receitas inéditas

O chef de gastronomia Henrique Fogaça declara novamente o seu amor e respeito pelo sal em seu novo livro e ensina receitas inéditas com esse ingrediente

3 min de leitura
06 Dez 2021 - 11h30 | Atulizado em 06 Dez 2021 - 11h30

Henrique Fogaça, chef jurado do "Masterchef Brasil", tem como marca registrada o tempero potente. Já homenageou o tempero sal, colocando-o como nome de seu restaurante em São Paulo e agora, faz uma nova declaração de amor a ele no seu livro "O Mundo do Sal", que no próximo dia 8 estará a venda. Junto com o jornalista Rogerio Ruschel, Fogaça reuniu curiosidades e histórias do sal como protagonista na cultura, economia, política, crenças, religiões, saúde e nas diferentes culinárias do mundo.

"O sal é um ingrediente muito poderoso, precioso porque traz agressividade, mas também suavidade aos alimentos. Este livro conta muitas histórias do sal, tem receitas deliciosas com diferentes tipos de sal, e vai também ajudar as pessoas a compreenderem a importância do uso do sal com equilíbrio na mente e no corpo físico”, Fogaça explica.

No livro, o chef também ensina 45 receitas inéditas para diferentes ocasiões, como um jantar para dois, um almoço em família, uma data especial, petiscos para acompanhar drinks, brunch de domingo e um churrasco com os amigos. "Além de uma extensa pesquisa histórica, atrelamos a este conhecimento a minha prática de cozinhar com vários tipos de sal, aprender cozinhando, acertando e errando. Creio que este livro vai ajudar muitas pessoas a respeitar e amar o sal, como eu respeito e amo. E agora ainda mais”, completa.

 

https://lorena.r7.com/post/Conquistando-paladar-de-Brasileiros-e-Americanos-o-empresario-Diamante-faz-sucesso-com-restaurante-japones

https://lorena.r7.com/post/Beach-Park-inaugura-toboagua-em-parceria-com-Alok

https://lorena.r7.com/post/Tata-Werneck-desmente-Fiuk-apos-climao-no-Lady-Night


O livro "O Mundo do Sal - História, cultura e receitas do Chef Henrique Fogaça" estará disponível em versão impressa ou e-book nas livrarias pelo Brasil, nos restaurantes Sal Gastronomia e Cão Véio, lojas de gastronomia e no site da Essential Idea Editora – www.essentialidea.com.br, tendo como valor sugerido R$ 150,00.

Veja abaixo três receitas de Henrique Fogaça que estão no livro:

TOAST COM AVOCADO - GUACAMOLE

Receita de Henrique Fogaça


Toast com avocado de Henrique Fogaça (Foto: Reprodução/ livro "O Mundo do Sal")


INGREDIENTES:
4 unidades de avocado
150 g tomate italiano
100 g cebola roxa
15 g coentro
1 Limao
10 ml tabasco
1 pimenta dedo de moça
Sal
Pimenta
Azeite
200 g ou 4 fatias de pão
30 g manteiga

MODO DE PREPARO:

1. Prepare os ingredientes: Pique bem a cebola, corte o tomate em pequenos cubos, pique 8 g de coentro e 2 g da pimenta. Retire o suco do limão.

2. Prepare a guacamole: Em um bowl, amasse o abacate com um garfo, acrescente o suco de limão, sal e azeite a gosto e misture bem. Em seguida, adicione a cebola, o tomate, o coentro e a pimenta picados e misture. Finalize acertando o sal, a pimenta e o azeite, se necessário.

3. Prepare a torrada: Em uma frigideira adicione a manteiga e um fio de azeite, e no fogo alto, deixe-a derreter. Coloque as fatias de pão cuidadosamente e deixe até dourar, vire e finalize do outro lado (fique atento para não queimar).

4. Para servir: Coloque a torrada em um prato, e a guacamole em cima. Finalize com algumas folhas de coentro.

COSTELA SUÍNA COM FAROFA DE MILHO

Receita de Henrique Fogaça


Costela suína com farofa de milho de Henrique Fogaça (Foto: Reprodução/ livro "O Mundo do Sal")


INGREDIENTES:

4 porções
1.5 kg costela suina
250 ml cachaça
300 ml melado de cana
300 ml de mel
½ Cebola branca
30 g manteiga
500 g farinha de milho flocada
50g mini rúcula
Azeite extra virgem
Sal grosso

MODO DE PREPARO:

1. Marinada: Em um recipiente grande adicione a cachaça, o melado e o mel e misture bem. Em seguida pincele a mistura na costela e coloque a costela coberta no recipiente. Deixe marinar por 12 horas para apurar os sabores.

2. Asse a costela: Coloque uma panela de água no forno (para criar vapor), e em uma assadeira coloque a costela no forno a 130 graus durante 3 horas.

3. Prepare a farofa: Lave e desfolhe a rúcula. Pique bem a cebola branca. Em uma panela média, adicione a manteiga e deixe derreter, adicione a cebola e 1 fio de azeite e deixe por 2 minutos até ficar translúcida. Adicione a farinha, tempere com sal, salte-a até pegar cor e crocância. Para finalizar, jogue mais um fio de azeite, e misture a rúcula.

4. Para servir: Sirva a costela com uma pimenta chipotle.

RABANADA COM CREME INGLÊS E BANANA OURO CARAMELADA

Receita de Henrique Fogaça


Rabanada com creme inglês e banana ouro caramelada de Henrique Fogaça (Foto: Reprodução/ livro "O Mundo do Sal")


INGREDIENTES:

140 g abacaxi
140 ml suco de abacaxi
125 g de açúcar
125 ml agua filtrada
2 unidades cravo
250 g creme de leite
60 g açúcar
50 g gema
½ fava de baunilha
200 g pão brioche ou 4 pães
200 g leite condensado
100 g suco de laranja
5 ovos
raspas de 3 laranjas
200 g farinha panko
900 ml de óleo

MODO DE PREPARO:

1. Prepare a compota: Pegue o abacaxi, corte em cubos pequenos e reserve. Em uma panela coloque o açúcar e a água, deixe no fogo médio até formar um caramelo clarinho.

Na sequência adicione o suco de abacaxi e o cravo, deixe no fogo por cerca de 15 minutos até ficar uma consistência mais cremosa. Transfira para um refratário e leve para geladeira.

2. Prepare o pão da rabanada: Pegue uma tigela, coloque o leite condensado, o suco de laranja, as raspas e os ovos. Misture bem. Em seguida, passe o pão brioche nessa mistura e na sequência, em uma tigela, coloque a farinha panko, passe o brioche nela, cobrindo em todas as partes. Em uma panela média adicione o óleo, deixe esquentar e frite até dourar.

3. Prepare o creme inglês: Coloque o creme de leite com a fava de baunilha cortada ao meio na panela e deixe ferver. Em uma tigela separada misture açúcar e as gemas, e assim que ferver com o auxílio de uma concha coloque o creme de leite aos poucos na tigela, misturando tudo. Volte para a panela e cozinhe em fogo baixo até dar uma leve engrossada. Retire da panela e coloque na geladeira até esfriar com um plástico em cima em contato.

4. Para servir: Em um prato raso, faça uma base usando o creme inglês, coloque a rabanada no centro e a compota em cima.

 

Foto Destaque: Henrique Fogaça (Foto: Reprodução/ Instagram)

Deixe um comentário