Notícias

Grandes Bancos fecham 1,8 mil agências em 1 ano

O Banco do Brasil e Bradesco foram os bancos que mais fecharam agências, totalizando 1.527 fechadas. Além de demitirem 14,7 mil trabalhadores no período de 12 meses.

3 min de leitura
14 Nov 2021 - 21h30 | Atualizado em 14 Nov 2021 - 21h30

No decorrer do último ano, milhares de brasileiros foram notificados por seus bancos através de carta ou e-mail, comunicando a transferência de conta para uma nova agência em razão do fechado da agência original. Grandes bancos fecharam cerca de 1,8 mil agências no período de 12 meses, em virtude do aumento da digitalização, fortalecido durante à pandemia e também pelo aumento das fintechs, que são empresas que inovaram na área de prestação de serviços financeiros, através de processos baseados inteiramente em tecnologia.

Os bancos que mais fecharam agências nesse período foram o Banco do Brasil e o Bradesco, encerram cerca de 765 e 762, respectivamente. Em 12 meses, essas instituições demitiram no total 14,7 mil trabalhadores. O Santander e o Itaú também fecharam agências, em quantidade menor em relação ao Banco do Brasil e Bradesco, 139 e 112 pontos encerados no período. As duas instituições fizeram o oposto de seus concorrentes, contrataram mais funcionários em meio aos fechamentos.


Agência do Banco do Brasil, um dos bancos que mais fechou agência. (Foto: Luiz Souza/NurPhoto/Getty Images)


Segundo estudo da consultoria alemã Roland Berger, há propensão de que unidades físicas continuem a encerrar seus serviços. O estudo destaca que cinco grandes bancos do Brasil podem reduzir em 30% suas agências. Transações realizadas em agências diminuíram em 70%, enquanto as feitas pelo celular aumentaram em 90%.

 

https://lorena.r7.com/post/The-Rock-aluga-outdoor-para-trollar-seu-parceiro-Ryan-Reynolds-do-filme-Alerta-Vermelho

https://lorena.r7.com/post/Gilberto-Gil-ocupa-cadeira-20-da-Academia-Brasileira-de-Letras-e-e-eleito-imortal

https://lorena.r7.com/post/Justica-americana-decide-pelo-fim-definitivo-da-tutela-de-Britney-Spears


O colombiano David Vélez, fundador da Nubank, tentou abrir uma conta corrente quando chegou no Brasil, em 2012. Ao se deparar com processos burocráticos para abrir uma conta como portas giratórias, detector de metais, seguranças armados, uma série de documentos exigidos e quatro meses de espera, Vélez ficou convicto de que havia espaço para um processo mais simples, conforme relata nos documentos de abertura de capital do Nubank. Seu banco digital, deve estrear na bolsa de valores valendo mais que os renomados bancos Itaú, Bradesco e Santander, apesar de não possuir nenhuma agência física.

 

Foto destaque: Aplicativo do Bradesco. Reprodução/Shutterstock

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo