Tech

Google irá desenvolver Inteligência artificial que entende mil idiomas diferentes

O novo projeto pretende ser um sistema que contenha 28 bilhões de frases presentes em mais de 300 línguas e 2 bilhões de parâmetros em 12 milhões de horas de fala, segundo a empresa

08 Mar 2023 - 12h46 | Atualizado em 08 Mar 2023 - 12h46
Google irá desenvolver Inteligência artificial que entende mil idiomas diferentes Lorena Bueri

A empresa Google está trabalhando em desenvolver um novo projeto e desta vez se trata de um recurso gerado pela IA que será fluente em mil línguas diferentes, assim aumentando as possibilidades de manuseio presentes no sistema do Google e também suportando o peso da nova ferramenta.

A nova mudança surgirá a partir do sistema Universal Speech Model (USM) que será apenas a primeira etapa de várias que virão, em busca da construção do sistema que a companhia pretende montar. Isto é, de acordo com o comunicado que a empresa fez. Sobre os detalhes divulgados do novo recurso, ele é descrito como um sistema que funciona como um “grupo de moedas de fala de última geração”, com 28 bilhões de frases presentes em mais de 300 línguas e 2 bilhões de parâmetros em 12 milhões de horas de falas, segundo própria empresa.

O modo de linguagem do Google atualmente suporta mais de 100 idiomas e irá auxiliar na construção do sistema com o mais novo recurso de opções de línguas, além de também poder estar inserido nos óculos de realidade aumentada da própria Google, que os anunciou ano passado durante um evento de I/O.


Os usuários poderão fazer suas pesquisas através de vários idiomas (Reprodução/Freepik)


Este modelo de linguagem com a Inteligência Artificial do sistema USM é utilizado pelo YouTube há algum tempo para oferecer suporte na hora de reconhecer automaticamente as falas e para gerar as legendas automáticas, assim ele reconhece e traduz em automático, idiomas como, inglês, mandarim, amárico, assamês, cebuano e muito mais opções.

O Google já está há algum tempo investindo pesado em Inteligência Artificial. A empresa investiu em diversas criações tecnológicas para auxiliar e proporcionar uma boa navegação aos usuários cada vez mais. Uma das últimas criações foi o Chatbot chamado Bard, que é próprio da empresa e tem similaridade com o ChatGPT, outro recurso que está fazendo muito sucesso entre todo o público, especialmente com profissionais da área de redação.

Foto destaque: Google irá desenvolver novo projeto de inteligência artificial. Reprodução/Adobe Stock.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo