Celebridades

Globo e Walcyr Carrasco foram absolvidos de acusação de plágio

A Rede Globo e o autor Walcyr Carrasco foram acusados de plágio pela exibição da novela "O outro lado do paraíso", mas, foram absolvidos pela juíza Thania Cardin.

23 Abr 2021 - 13h58 | Atualizado em 23 Abr 2021 - 13h58
Globo e Walcyr Carrasco foram absolvidos de acusação de plágio  Lorena Bueri

A Globo e o autor Walcyr Carrasco foram acusados de plágio quando exibiram a novela “O Outro Lado do Paraíso” em outubro de 2017 a maio de 2018. No entanto, ambos foram absolvidos pela juíza Thania Pereira Teixeira de Carvalho Cardin, da 36ª Vara Cível de São Paulo. A emissora e o autor foram acusados por uma escritora que alegou na ação que haviam copiado uma obra literária do João de Barro e adaptou para a televisão, solicitou um pedido de indenização no valor de R$500 mil por danos morais, porém, a juíza negou o pedido.

 

Em defesa, Carrasco negou a acusação e listou as diferenças entre a novela e o livro e anexou junto ao processo, a Globo fez o mesmo apontando as diferenças entre as obras. A emissora alegou que a novela é uma releitura de “O conde de Monte Cristo” e que não tem ligação com o livro baseado na lenda do João de Barro.


Suely Franco conta sobre sua carreira e do desejo de voltar à televisão

Ana Furtado avisa em redes que Boninho estará de Dummy na Festa do BBB

Mamma Bruschetta leva golpe de 17 mil e conta sobre sua vida financeira


Dado todos os relatos, a Juíza decidiu absolver, pois concordou que a única semelhança entre as obras se refere a vida cotidiana, sendo assim não é plágio, já que é encontrado em diversas obras literárias e pela Lei 9.610/98 não foram dotados de proteção. Além disso, Thania Cardin apresentou outra perícia que consta que não houve plágio: "Ao abordar os quesitos da parte autora, compara a perita as personagens principais das duas obras em questão e certifica que não há qualquer elemento entre elas que autorize concluir que a novela escrita e produzida pelos requeridos foi baseada ou copiada da obra da autora"

 


Walcyr Carrasco autor da novela "O outro lado do paraíso" - (Foto: Reprodução/Divulgação/Globo)

 


A magistrada disse que os temas abordados, como machismo, violência doméstica, traição e religiosidade não são assuntos novos, sendo assim não pode ser base para condenação da Globo e de Walcyr Carrasco. "As personalidades e comportamentos dos atores principais, bem como os desfechos dados para cada um dos personagens diferem-se nas obras analisadas, a inexistir qualquer prova que indique ter ocorrido a violação do direito autoral da parte autora a comportar ressarcimento", finalizou Thania Cardin.

 

 

 

(Foto destaque: O autor Walcyr Carrasco. Reprodução/Raphael Dias/Globo)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo