Gil do Vigor deixa alerta sobre Fake News

Publicado 20 de Jul de 2021 às 12:56

 Gilberto Nogueira, economista mais conhecido como Gil do Vigor após o BBB, que há pouco tempo estreou um quadro de economia popular no programa Mais Você, da Ana Maria Braga, também segue um projeto próprio no seu Instagram. Intitulado de O Brasil Tá Lascado, os conteúdos tratam de questões sociais importantes com o mesmo discurso intimista, de fácil compreensão.

 

 Nesse último sábado, já no terceiro episódio do quadro, Gil falou sobre as fake news, a importância de possuir um pensamento crítico sobre o que lemos online e, especialmente, sobre as coisas que compartilhamos com outras pessoas durante períodos eleitorais.


“Campanha política deixou de ser um debate de ideias e passou a ser debate de quem é pior.”



Gil e Ana no Mais Você. (Foto Mauricio Fidalgo. Reprodução / Globo)


https://lorena.r7.com/post/Gil-do-Vigor-estrela-Ta-Lascado-novo-quadro-do-Mais-Voce

https://lorena.r7.com/post/Guilherme-Mussi-namorado-de-Marina-Ruy-Barbosa-diz-que-deixara-a-politica

https://lorena.r7.com/post/Defesa-de-DJ-Ivis-tem-pedido-de-habeas-corpus-negado-pela-justica

 

 O economista explicou primeiro como utilizam o whatsapp e outras redes sociais para disseminar as fake news Informações começaram a ser disseminadas especificamente pelo whatsapp, levando a pessoas que não tem um grande conhecimento a pegar aquela informação e falar ‘caramba, essa pessoa aqui não presta, então não vou votar nela e vou compartilhar com os meus amigos aqui pra que também não votem.’” Complementou, “Como a informação é falsa eu to punindo quem não merece e, muitas vezes, eu to dando voz, ou então fechando meus olhos para aquilo que eu preciso enxergar.”

 

 Ele também compartilhou um link para checagem de informações do CNJ que é o Painel de Checagem de Fake News além de outros artigos sobre o assunto.

 

 “O intuito é manipular a percepção pública pra conseguir ganho político”. Afirmou ainda “É por isso que é tão importante ter acesso ao conhecimento e verificar as informações e as pesquisas que vários profissionais da área que estão publicando.”

 

 “Então quando você gosta de uma pessoa e pensa assim ‘ah não vou criticar essa pessoa porque eu gosto dela’, você não tá fazendo mal a uma pessoa, você tá fazendo mal para milhares e milhares de pessoas (…) é meu papel entender que o meu voto vai impactar nas decisões daquela pessoa que está no poder, e aquela pessoa tem o papel de resolver esses problemas.” finalizou.


 Para assistir na íntegra o vídeo está nos destaques do seu perfil no Instagram Gil do Vigor.

(Foto Destaque: Gil do Vigor. Reprodução / Instagram)

Deixe um comentário