Notícias

Fake News: Tribunal Superior Eleitoral ordenou que o Instagram removesse post de Eduardo Bolsonaro por compartilhamento de informações falsas

Vídeo publicado pelo deputado federal e compartilhado por seus apoiadores continha informações descontextualizadas e falsas sobre o candidato à Presidência da República, Ciro Gomes. Saiba mais!

22 Ago 2022 - 09h00 | Atualizado em 22 Ago 2022 - 09h00
Fake News: Tribunal Superior Eleitoral ordenou que o Instagram removesse post de Eduardo Bolsonaro por compartilhamento de informações falsas Lorena Bueri

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ordenou que o Instagram removesse um vídeo publicado pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) sobre Ciro Gomes. De acordo com a decisão do ministro Raul Araújo, a postagem do parlamentar apresenta trechos descontextualizados e com informações falsas sobre o candidato à Presidência da República pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), o que caracteriza propaganda eleitoral negativa e antecipada.

O pedido foi formalizado pelo próprio Partido Democrático Trabalhista e, conforme a legenda, até o momento do requerimento da ação, o conteúdo compartilhado tinha cerca de 1,1 milhão de visualizações e mais de 90 mil curtidas. O vídeo foi publicado na semana passada, em específico, na última segunda-feira (15).


O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). (Foto: Reprodução/Valor Econômico)O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP). (Foto: Reprodução/Valor Econômico)


Para Raul Araújo, é possível observar que o conteúdo foi produzido com o intuito de desinformar, pois "a mensagem transmitida com a publicação está totalmente desconectada dos contextos fáticos em que se apresentava o candidato Ciro Gomes, do Partido Democrático Trabalhista (PDT)”, destacou o ministro.

"Os recortes são manipulados com o objetivo de prejudicar a imagem do candidato, emprestando o sentido de que ele seria contrário à fé católica e odioso aos cristãos. Além disso, contém trecho no qual afirma que o candidato "comparou igrejas com o narcotráfico" e "que ambos trabalham com dinheiro em espécie e poderiam fraudar eleições", finalizou Raul Araújo.


O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Foto: Reprodução/UOL)O ministro Raul Araújo, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). (Foto: Reprodução/UOL)


Cabe destacar que no momento da produção desta reportagem, o conteúdo já havia sido removido e, ao tentar acessar o link do post, o Instagram automaticamente notifica o usuário que o vídeo foi restringido ao Brasil.

"Recebemos uma solicitação legal para restringir este conteúdo. Nós o analisamos em relação às nossas políticas e realizamos uma avaliação legal e de direitos humanos. Após a análise, restringimos o acesso ao conteúdo na localização em que ele vai contra a lei local", informa a rede social.


O conteúdo havia sido publicado na última segunda-feira (15). (Foto: Reprodução/Instagram)

O conteúdo havia sido publicado na última segunda-feira (15). (Foto: Reprodução/Instagram)


Tribunal Superior Eleitoral de olho nas informações falsas

Na noite da última quarta-feira (17), uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) também determinou que a ex-ministra Damares Alves, candidata ao Senado no Distrito Federal pelo Republicanos, retirasse do ar quatro publicações com informações falsas sobre os governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores. O material havia sido compartilhado no YouTube, Instagram, Twitter e Facebook.

Confira a matéria completa

As publicações, feitas no dia 2 de agosto, se tratavam de um mesmo vídeo com o título sensacionalista e tendencioso sobre o Governo Lula e uma possível cartilha ensinando como os jovens deveriam usar crack.


Damares Alves foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Portal R7)Damares Alves foi ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos no governo Jair Bolsonaro. (Foto: Reprodução/Portal R7)


Na decisão judicial, o ministro do TSE, Raul Araújo, pontuou que a cartilha mencionada possuía orientações direcionadas às pessoas dependentes de substâncias entorpecentes e não o incentivo motivacional ao uso de drogas ilícitas.

 


Foto destaque: Eduardo Bolsonaro. Reprodução/Exame

VEJA TAMBÉM

Interesse por embarcações submersíveis cresce mesmo após tragédia do Titan da OceanGate Lorena Bueri

Interesse por embarcações submersíveis cresce mesmo após tragédia do Titan da OceanGate

Apesar da tragédia com o submersível Titan da OceanGate em junho deste ano, bilionários e magnatas continuam a demonstrar crescente interesse em investir em embarcações submersíveis de luxo para acrescentar suas frotas de super iates. Empresas como
Diretoria do Santos Repreende Locutor da Vila Belmiro por Conduta Desrespeitosa em Jogo contra o Vasco Lorena Bueri

Diretoria do Santos Repreende Locutor da Vila Belmiro por Conduta Desrespeitosa em Jogo contra o Vasco

A fala do funcionário do clube praiano pegou mal nos lados da equipe Cruzmaltina. O locutor santista fez uma “piada” sobre os descensos dos cariocas para a Série B do Brasileirão
Prêmio Multishow 2023 tem data de estreia e mudança em nova edição Lorena Bueri

Prêmio Multishow 2023 tem data de estreia e mudança em nova edição

O Prêmio tem data marcada para o dia 7 de novembro, além de mudanças nas categorias eO indicações. Tadeu Schmidt, Tata Werneck e Ludmilla comandam a premiação nesse ano.
O Que Precisa Para Morar em Portugal? Lorena Bueri

O Que Precisa Para Morar em Portugal?

Se você está pensando em fazer as malas e se mudar para este país encantador, há algumas coisas essenciais que precisa saber.
Lucas Lima envia mensagem para o árbitro Daronco cobrando explicações sobre expulsão Lorena Bueri

Lucas Lima envia mensagem para o árbitro Daronco cobrando explicações sobre expulsão

Lucas Lima recebeu cartão vermelho direto por estar envolvido na confusão no jogo contra o Vasco. Sem entender o motivo da expulsão, o jogador foi até as redes sociais cobrar Daronco.
Eliezer revela o motivo de não mostrar a filha com mais frequência nas redes sociais Lorena Bueri

Eliezer revela o motivo de não mostrar a filha com mais frequência nas redes sociais

Ao ser questionado sobre o sumiço de sua filha com Viih Tube das redes sociais, o ex-BBB expôs prints de mensagens que recebeu de internautas chamando Lua Di Felice de gorda
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo