Saúde

Estudo aponta que potes de condimentos possuem mais bactérias que tampas de latas de lixo

A pesquisa foi encomendada pelo Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA, na Universidade de Rutgers, e publicanda na cientifica Journal of Food Protection em setembro

22 Out 2022 - 20h08 | Atualizado em 22 Out 2022 - 20h08
Estudo aponta que potes de condimentos possuem mais bactérias que tampas de latas de lixo  Lorena Bueri

Uma pesquisa encomendada pela USDA - Serviço de Inspeção e Segurança Alimentar do Departamento de Agricultura dos EUA - na Universidade de Rutgers, apontou, durante um teste com 371 pessoas cozinhando hamburguer de peru em dissemelhantes modelos de cozinha, que 48% dos frascos de tempero, estavam contaminados, possuindo mais microrganismos que as tábuas de carne e o mais surpreendente, as tampas de lixeiras.

Ficamos surpresos porque não tínhamos visto evidências de contaminação do recipiente de especiarias antes”. Contou o professor Donald Schaffner que é o coautor do estudo publicado na revista cientifica Journal of Food Protection em setembro em comunicado. 


 O coautor do estudo Professor Donald Schaffner. (Foto: Reprodução/ Universidade de Rutgers)


Para chegar nesse número, os pesquisadores da Escola de Ciências Biológicas e do Meio Ambiente dos Estados Unidos, contaminaram de proposito a carne com um tipo de vírus -inofensivo aos humanos - chamado bacteriófago MS2, com o desígnio de avaliar a proliferação dos micro-organismos nos utensílios de cozinha em diferentes lugares.

Nossa pesquisa mostra que qualquer recipiente de tempero que você toca ao preparar carne crua pode ser contaminado. Você vai querer estar consciente disso durante ou após a preparação das refeições". Explicou Schaffner que o objetivo do estudo era determinar o grau e prevalência da contaminação cruzada na cozinha, durante a preparação de refeições para o consumidor. 

Donald Schaffner ainda explicou que para se evitar essa contaminação é necessário a higiene correta das mãos e das superfícies que entram em contato com as carnes cruas.  

Doenças causadas por alimentos contaminados  

A ingestão de alimentos contaminados pode gerar a DTHA - Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar -. Segundo o Ministério da Saúde, existem mais de 250 tipos de DTHA no mundo, sendo a mais comum a salmonela e seus sintomas são: Náusea, vômito, dor abdominal, diarreia, Falta de apetite e febre. 

É importante ressaltar que não se deve em hipótese alguma lavar as carnes, seja elas quais forem - como explicamos na matéria https://lorena.r7.com/post/Lavar-carne-de-frango-Entenda-os-riscos-dessa-pratica - e se atentar ao cozimento correto. 

 

Foto Destaque: Condimentos. Reprodução/Freepik BR

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo