Saúde

Lavar carne de frango: Entenda os riscos dessa prática

Especialistas alertam para a prática da lavagem ou enxague na pia e de como elas podem contaminar o ambiente com as bactérias presente na carne crua do frango.

17 Set 2022 - 16h00 | Atualizado em 17 Set 2022 - 16h00
Lavar carne de frango: Entenda os riscos dessa prática Lorena Bueri

O cuidado com os alimentos devem ser redobrados, se não higienizados corretamente acarretam doenças, entretanto, há determinados em que a limpeza com água trás problemas de saúde e uma delas é a prática da lavagem do frango cru. Ao realizar tal ato ou enxaguar na pia, por exemplo, com os respingos você pode contaminar o ambiente com as bactérias presente na carne. Elas que podem cair em utensílios da cozinha ou até mesmo em outros alimentos, que estejam próximos.  Esse é um alerta antigo de especialistas sobre o assunto, inclusive agências regulamentadoras como a USDA -Departamento de Agricultura dos Estados Unidos- e A FSA -Agência de Normas Alimentares do Reino Unido- que já trazem informações há muito tempo, a respeito de tal prática e de seus perigos.

Para ter ideia há quase 10 anos atrás, esse assunto já era discutido, como no ano de 2013, quando a microbiologista Maria Teresa, trouxe luz ao fato ao participar de uma matéria do programa “Fantástico” a respeito do tema. Na ocasião ela explicou entre essas e outras coisas sobre as doenças ocasionadas, “O frango tem duas bactérias que são as principais: salmonela e campilobacter. Eles podem causar diarreia” e completou dizendo que a segunda é a mais seria de todas, porque além da diarreia ainda há risco do desenvolvimento de uma doença auto-imune.

Já em recente entrevista ao site O Globo, a nutricionista especializada em segurança dos alimentos Ana Carolina Valle, além de corroborar com as informações ainda trouxe pontos sobre a desintoxicação, “A recuperação será com medicamentos e alimentos mais leves” explicou a Nutricionista e ainda orientou que se os sintomas persistirem o recomendado é a procura de um médico, para evitar perda de nutrientes e desidratação.

Proliferação por meio da água e atenção com outras carnes

A água além de poder contaminar outras superfícies e alimentos ainda não é eficiente, segundo especialistas ao invés da remoção das bactérias, ela irá ajudar na proliferação das mesmas e na perda dos nutrientes solúveis. O cuidado deve se estender também a outros tipos de carnes, como o peixe por exemplo.


Mãos sendo lavadas. (Foto: Reprodução/Franciele Mota/Arquivo Jornal do Oeste)


Como matar as bactérias e cuidados com as mãos

É simples, apenas cozinhando bem o frango! Segundo orientação da OMS (organização Mundial de Saúde). Ainda assim especialistas alertam que mesmo tomando todo cuidado e não lavando o frango, ainda há riscos de contaminação. Para evitar é necessário lavar bem as mãos imediatamente após o contato com a carne crua, sendo recomendado um tempo de mais ou menos 20 segundos, antes de tocar em qualquer outra coisa.

 

Foto Destaque: Frango cru. Reprodução/FreepikBR

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo