Especial de Natal | Lista da Lorena relembra clássicos natalinos de “terror”

Publicado 05 de Dec de 2020 às 14:33

Mais uma Lista da Lorena dedicada exclusivamente a um feriado tão especial: O Natal. E dessa vez com alguns filmes bem diferentes, puxando um pouco do terror, temos uma lista bem diversificada com clássicos de “terror” natalino, que muitos assistiram no final de ano. Hoje, estes longas se tornaram clássicos do Natal e trazem um pouquinho de medo para as crianças. Claro, que a maioria desses filmes não são realmente de terror, mas deixavam a manhã de Natal das crirnvas um pouco mais assustadora. 

Leia mais: Especial de Natal | Lista da Lorena entra no clima de final de ano com diversas animações

Gremlins – 1983  

Um dos Gremlins atentados do filme de mesmo nome. (Foto: Reprodução/ Warner Bros.)


Os fofos e atentados Gremlins, que retornaram para alegrar as crianças dos anos 2000, iniciam esta lista como um clássico dos anos 80. Os pestinhas conseguem estragar a noite de Natal após seus donos não cumprirem regras importantes para seus cuidados. Cheio de muitos desastres, você acompanha uma cidade de pernas para o ar enquanto ss pessoas tentam lidar com o “exercito” de Gremlins.

Sinopse oficial: “Com suas luzes de Natal e poeira de neve, Kingston Falls é uma pequena cidade idílica - até os gremlins assumirem o controle. Um pai retorna de Chinatown com um animal de estimação incomum, um Mogwai - um presente para seu filho. As regras são simples: mantenha seu Mogwai longe da água, de luzes brilhantes e, o mais importante, nunca - nunca - o alimente depois da meia-noite. Mas as regras são inadvertidamente quebradas e as consequências se multiplicam em um ritmo alarmante”.

Edward Mãos de Tesoura – 1990 

Johnny Depp como o protagonista em "Edward Mãos de Tesoura".(Foto: Reprodução/ 20th Century Fox)


Um clássico dos anos 90, que não poderia faltar, é Edward Mãos de Tesoura, mas este não é um filme sobre o Natal. No entanto, a parte final do filme se passa exclusivamente neste feriado. Além disso, no início da obra, é contada a “história” do surgimento da neve, que para nos brasileiros não é tão significativo, mas muitos países comemoram esta festa com a cidade repleta de neve. Sobretudo, este é um clássico do Tim Burton que deve ser apreciado no fim de ano.

Sinopse oficial: “Quando um cientista louco encontra uma morte prematura, sua criação é deixada para cuidar com as mãos das tesouras. Peg Boggs visita um velho castelo no final da rua. Lá encontra Edward com as mãos de tesoura criado por um inventor falecido. Ela o ajuda e ele se torna querido por uns e perseguido por outros. Elenco: Johnny Depp, Winona Ryder, Dianne Wiest, Anthony Michael Hall, Kathy Baker, Vincent Price, Alan Arkin”.

O Estranho Mundo de Jack – 1993 

Cena do filme "O Estranho Mundo de Jack". (Foto: Reprodução/Disney)


Mais um da lista diferenciada de filmes de Tim Burton. Temos agora uma animação que lembra bastante "A Noiva Cadáver" em seu estilo. Claro que Jack é mais antigo. Sobretudo, os dois possuem a marca registrada de Burton. Este clássico entra pra lista de clássicos de terror. O rei esqueleto se aventura no mundo natalino e, por isso, este filme se torna essencial no feriado. O filme acima pode ser encontrado no serviço de streaming da Disney.

Sinopse oficial: “Aborrecido com a mesma velha rotina de gritos e sustos, o Rei das Aboboras Jack Esqueleto quer esplhar a alegria do Natal. Mas sua missão alegre ameaça o Papai Noel e Cria um pesadelo  para os meninos  e meninas bonzinhos de todo lugar”.

O Grinch – 2000 e 2018 

Grinch e Cindy no filme "O Grinch".(Foto: Reprodução/Universal Pictures)


O Grinch foi um dos filmes natalinos que mais passou neste período e que deu certos pesadelos às crianças, já que toda a fisionomia do personagem assusta. Mas ainda sim, Jim Carey consegue trazer certa graça ao “monstro” rabugento da obra do ano de 2000. No entanto, para a felicidade dos fãs deste clássico, a Universal, juntamente com a Illumination, trouxe uma versão animada do longa em 2018, muito parecida com o filme "Hourton e o mundo dos Quem?". Ambos os filmes são baseados no livro "How the Grinch Stole Christimas!", do autor Dr. Seuss.

Sinopse oficial: “Descubra a magia do Maligno nesta temporada de férias! O diretor vencedor do Oscar® Ron Howard e o produtor vencedor do Oscar® Brian Grazer trazem o mais amado rabugento do Natal com a ajuda do irreprimível Jim Carrey como O Grinch. Por que o Grinch (Carrey) é tão resmungão? Ninguém parece saber, até a pequena Cindy Lou Who (Taylor Momsen) resolver o problema com as próprias mãos e virar o mundo de Whoville e do Grinch de cabeça para baixo... e do lado engraçado em sua busca pelo verdadeiro significado do Natal” .

Krampus: O terror do Natal – 2015 

Pôster oficial de "Krampus: O Terror do Natal". (Foto: Reprodução/Legendary)


Chegando no final desta lista temos finalmente um filme que é o mais assustador de todos. Krampus é um filme relativamente novo em comparação aos anteriores, por isso não é de fato um clássico, mas a inspiração da obra é bem antiga. Sendo um filme de terror não é recomendado que as crianças assistam, então este “clássico” fica apenas com os adultos. 

Sinopse oficial: “Quando sua família disfuncional entra em conflito durante as férias, o jovem Max (Emjay Anthony) fica desiludido e vira as costas para o Natal. Mal ele sabe, essa falta de espírito festivo desencadeou a ira de Krampus: uma força demoníaca de antiga intenção maligna de punir os não-crentes. O inferno desaba quando os ícones do feriado amados assumem uma vida monstruosa própria, sitiando a casa da família fragmentada e forçando-os a lutarem uns pelos outros se quiserem sobreviver”.

Lista da Lorena vai finalizando por aqui...

Infelizmente, a lista vai se encerrando, mas pode esperar por mais clássicos natalinos nas próximas semanas deste mês. Além disso, iremos trazer muitos especiais focados neste fim de ano para proporcionar um final de 2020 com muita esperança e recordação. Os filmes escolhidos acima foram focados, principalmente, em trazer esta memoria de “terror natalino” que muitas crianças dos anos 2000 tiveram. Mesmo o último filme sendo recente,  ainda sim todo o terror envolvendo Krampus está presente na vida de diversos adultos até hoje. Então, aproveite as festas para comemorar com os clássicos da infância que fazem tanta falta neste ano.

(Foto Destaque: "O Grinch". Reprodução/Universal Pictures)

Deixe um comentário