Cinema/TV

Entenda o fenômeno conhecido como Hallyu

Squid Game, BTS e Parasita. Esses são alguns dos sucessos produzidos pela chamada Hallyu, a 'onda coreana', que vem se expandindo para além do oriente

24 Dez 2021 - 11h37 | Atualizado em 24 Dez 2021 - 11h37
Entenda o fenômeno conhecido como Hallyu Lorena Bueri

Milhões de visualizações em vídeos, grandes prêmios e reconhecimento por parte do grande público. Nos últimos anos, os conteúdos coreanos foram cada vez mais consumidos pelo Ocidente, dando origem a chamada Hallyu, termo utilizado para denominar a "onda coreana", ou seja, o consumo de bens culturais desenvolvidos pela Coreia do Sul. Mas seriam todos esses virais coincidências?

A resposta é não. Todo esse processo tem, na verdade, origem nos investimentos em cultura feitos pelo país. Desde a década de 1990, a Coreia do Sul passou a investir em cultura visando um desenvolvimento por meio da atração dos bens culturais.  Em 2019, por exemplo, o país investiu 6 bilhões de reais em produtos culturais por meio do Deportamento de Kpop, o que gerou um retorno de mais de 25 bilhões de reais. 


BTS em comemoração do aniversário do grupo. (Foto: Reprodução/Bighit)


Assim, esse é um esforço coletivo para atrair a atenção do público para cultura do país, tornando mais positiva a imagem do lugar, incentivando o turismo e aumentado o consumo dos produtos locais. E, para o público, ficam como resultado as grandes produções as quais são entregues. Squid Game (Round 6), por exemplo, tornou-se a série mais assistida da história da Netflix e foi um grande sucesso em publicações nas redes sociais. Além disso, outros k-dramas também fizeram parte da lista de mais assistidas do ano, como Sweet Home e Vicenzo. O Brasil foi o terceiro país o qual mais consumiu os dramas coreanos na pandemia.

 

https://lorena.r7.com/post/Alok-faz-doacao-de-peruca-com-seu-cabelo-para-menina-com-cancer

https://lorena.r7.com/post/Gkay-diz-ter-aumentado-cache-apos-sucesso-da-Farofa

https://lorena.r7.com/post/Produtora-de-Homem-Aranha-diz-que-aconselhou-Tom-Holland-e-Zendaya-a-nao-se-envolverem-como-casal


Quanto ao Kpop, diversos recordes foram estabelecidos neste ano (2021). O BTS ganhou diversos prêmios e ficou no topo das paradas por várias semanas com a música "Butter", e outros grupos, como Blackpink e Twice, também figuraram em muitos charts importantes e conseguiram milhões de visualizações em clipes e streams em músicas. 


Capa do filme Parasita. (Foto: Reprodução/Films)


E, por fim, o mundo ainda reconhece o grande trabalho feito pelo filme vencedor do Oscar Parasita, que trouxe uma grande reflexão sobre desigualdade social e se juntou aos outros bens culturais do país como um exemplo da importância de se investir em cultura.

 

Foto Destaque: Série Squid Game. Reprodução/Netflix

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo