Notícias

Em missão inédita, nave da NASA se chocará com asteroide nesta segunda-feira (26)

Pela primeira vez da história, a NASA mudará o percurso de um asteroide. O Dart (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo) foi lançado em novembro de 2021 e irá colidir com a rocha após dez meses.

26 Set 2022 - 15h43 | Atualizado em 26 Set 2022 - 15h43
Em missão inédita, nave da NASA se chocará com asteroide nesta segunda-feira (26) Lorena Bueri

Nesta segunda-feira, cerca das 20h no horário de Brasília, uma nave espacial irá realizar uma colisão direta com um asteroide de 160 metros de diâmetro, a 11 milhões de quilômetros da Terra. Esta vai ser a primeira vez que o ser humano interfere no percurso de um asteroide. A missão é um teste com o objetivo de estudar outras mudanças de rota de asteroides que podem colidir com o planeta.

O responsável geral pela missão, Tom Statler, explica, com suas palavras, o real intuito da tarefa da NASA: "Não podemos deixar uma pedra do espaço nos mergulhar de volta à Idade da Pedra."

Dentre todos os asteroides com mais de um quilômetro de comprimento, 95% já são conhecidos e foram estudados. Estes que possuem o poder de causar uma catástrofe semelhante à extinção dos dinossauros.

Entretanto, os mais perigosos são os que medem mais de 140 metros, uma vez que possuem o poder de uma bomba nuclear. Dentre estes, 40% já foram identificados e estudados. 

De acordo com Tom Statler, astrofísico do Escritório de Proteção Planetária da Nasa, a prevenção contra os asteroides é de suma importância para a humanidade: “A probabilidade de você sobreviver ao impacto de um asteroide desse tamanho ao longo de sua vida é aproximadamente a mesma que a de sua casa queimar. Se temos seguro residencial para evitar ficar sem-teto, por que não ficarmos mais bem preparados caso um asteroide venha?”, disse.


Divulgação da missão. (Foto:Reprodução/JIim Watson/AFP/Getty Images).


Em 2017, foram gastos  US$ 324 milhões  para concluir o planejamento da missão. A sigla de “Dart” se trata de Double Asteroid Redirection Test (Teste de Redirecionamento de Asteroide Duplo). Seu lançamento oficial foi em novembro de 2021.

Atualmente, está prestes a colidir com o asteroide Dídimo, que possui 780 metros de diâmetro. Além disso, tem a massa de 570 quilos, e mesmo pesando 10 milhões de vezes menos que a rocha, já será o suficiente para diminuir consideravelmente a aceleração do mesmo. Possui navegação independente, e irá se chocar a 22 mil quilômetros por hora.

Internamente, a missão é tratada com extrema importância, visto que nunca foi feito algo do gênero, além da NASA ainda não ter informações concretas do asteroide, como seu material, entre outros aspectos.

Assim que o Dart se chocar com o alvo, haverá uma perda de sinal instantânea. O silêncio será registrado internamente, no centro de controle, no Laboratório de Física Aplicada da Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos. O impacto deve acontecer na segunda-feira (26) no Brasil e nos EUA.

Foto destaque: Representação do Dart e do Dídimo. eprodução/NASA/Johns Hopkins APL/Steve Gribben

VEJA TAMBÉM

Neymar é aclamado por multidão apaixonada no Irã, enquanto Al-Hilal se prepara para confronto épico na Champions da Ásia Lorena Bueri

Neymar é aclamado por multidão apaixonada no Irã, enquanto Al-Hilal se prepara para confronto épico na Champions da Ásia

Após um boicote que durou sete anos, equipes sauditas retornam ao país para competir nesta temporada. Com grandes estrelas do futebol mundial jogando nos países do Oriente Médio.
Taylor Swift leva grupo de celebridades para o jogo da NFL de seu suposto namorado  Lorena Bueri

Taylor Swift leva grupo de celebridades para o jogo da NFL de seu suposto namorado

A cantora continua a chamar a atenção na NFL ao marcar presença pela segunda vez em uma semana no jogo de Travis Kelce. Hugh Jackman, Ryan Reynolds, Blake Lively, Sophie Turner, Shawn Levy e Antoni Porowski estavam acompanhados com a estrela pop.
Seleção Feminina de Ginástica Artística garante vaga nas Olimpíadas de Paris Lorena Bueri

Seleção Feminina de Ginástica Artística garante vaga nas Olimpíadas de Paris

A Seleção Feminina de Ginástica Artística retornará às Olimpíadas após ficar de fora em Tóquio. Na 3ª colocação, a equipe não tem possibilidade de ficar fora de uma das nove vagas.
Mark Zuckerberg posta selfie com hematomas no rosto Lorena Bueri

Mark Zuckerberg posta selfie com hematomas no rosto

O empresário de 39 anos usou seu perfil do Instagram para ironizar os machucados, gerando uma onda de comentários e memes de seus seguidores brincando com a situação.
Detalhes Abusivos no Relacionamento de Emily Garcia e Jon Vlogs vêm à tona Lorena Bueri

Detalhes Abusivos no Relacionamento de Emily Garcia e Jon Vlogs vêm à tona

Intensa discussão entre Emily Garcia e Jon Vlogs expõe supostos detalhes abusivos do relacionamento, gerando debate nas redes sociais.
Taylor Swift e Travis Kelce: encontro estrelado no metlife stadium Lorena Bueri

Taylor Swift e Travis Kelce: encontro estrelado no metlife stadium

Taylor Swift assiste jogo com Travis Kelce, cercada de celebridades e abraçada com suposta sogra, alimentando rumores de romance.
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo