A partir do ano que vem, depois do dia 25 de novembro, nesta quinta-feira, a ilustre criminalista Patrícia Vanzolini se tornará a nova presidente seccional paulista da Ordem dos Advogados do Brasil, desbancando Caio Augusto Silva dos Santos, atual presidente da entidade em questão que também participou da eleição desse ano.
A criminalista será a primeira mulher a subir a presidência da OAB-SP, sendo uma grande vitória para o gênero feminino que nunca havia sido elegido em tal cargo desde a criação da ordem, no ano de 1930. “É um feito grandioso e fico muito orgulhosa”, a advogada criminalista comemora a enorme conquista ao Estadão.
Patrícia Vanzolini é eleita a nova presidente da OAB-SP (Foto: Reprodução/Chapa 14 - 'Muda OAB/SP/G1 SÃO PAULO)
Em 2018, a eleição foi bem disputada entre o atual presidente Santos e o então candidato Leonardo Sica, onde Patrícia foi sua vice-presidente na chapa da época da campanha, o que é engraçado que Sica é seu vice na chapa atual. Patrícia se pronuncia referente aos fatores decisivos que a levaram a ser eleita: “Uma coisa era ter uma mulher na cabeça de chapa. Outra coisa era ter uma professora, alguém que já tinha algum tipo de entrada entre a classe”, e complementa dizendo: “Foi um feito de uma chapa construída ao longo de três anos e não reunida açodadamente só para essa eleição”.
https://lorena.r7.com/post/OMS-diz-que-500-mil-podem-morrer-em-nova-onda-de-covid-19-na-Europa
Com o apoio do Conselho Federal, 2021 foi o primeiro ano em que ocorreu uma votação justa e respeitosa entre os diferentes gêneros e etnias de modos iguais. Sendo assim, Vanzolini diz que esse equilíbrio é um “começo auspicioso” que dá inicio a uma nova etapa mais identitária dentro da instituição, no próximo ano. Conforme a própria Vanzolini disse: “Tenho convicção de que todas essas seccionais que serão geridas por mulheres deseja muita firmeza, muita ênfase e muito foco na atuação das pautas identitárias. Acho que isso é natural, até porque elas foram eleitas com essa promessa aos seus respectivos eleitorados. De nossa parte, vai haver uma mudança, sim, aqui na seccional de São Paulo”. Desse modo, Patrícia Vanzolini assumirá seu novo cargo como presidente da OAB-SP em 2022, no dia 1º de janeiro e permanecerá como tal até o ano de 2024.
Foto Destaque: Patrícia Vanzolini. Reprodução/Daniel Teixeira/ESTADÃO