Notícias

EUA e Alemanha descartam envio de caças poloneses à Ucrânia

Pentágono não apoia o envio dos jatos, disponibilizados pela Polônia, pois considera medida de ‘alto risco’ e teme a reação da Rússia e a escalada do conflito na Ucrânia.

10 Mar 2022 - 16h20 | Atualizado em 10 Mar 2022 - 16h20
EUA e Alemanha descartam envio de caças poloneses à Ucrânia Lorena Bueri

Nesta quarta-feira (9), os Estados Unidos e a Alemanha rejeitaram a proposta da Polônia de transferir aeronaves de guerra, mais especificamente, todos os seus caças MiG-29s de fabricação russa, para a base americana de Rammstein, na Alemanha, para que posteriormente fossem enviadas à Ucrânia com o objetivo de auxiliar na defesa do país durante o conflito com a Rússia.

A oferta da Polônia, feita na terça-feira (8), era muito arriscada, segundo o porta-voz do Pentágono, John Kirby, já que os EUA e a OTAN procuram evitar um conflito direto entre a aliança e a Rússia.

Os serviços de Inteligência dos EUA acreditam que a transferência desses aviões de combate “poderia levar a uma significativa reação russa, que aumentaria a perspectiva de uma escalada militar com a Otan”, afirmou Kirby durante uma coletiva de imprensa. “Portanto, também avaliamos que a transferência dos Mig-29s à Ucrânia representaria um alto risco”, disse.


Porta-voz do Pentágono, John Kirby, em coletiva de imprensa no dia 9 de março de 2022. (Foto: Reprodução/O Globo)


Além disso, Kirby afirmou que os EUA consideram que os caças “representariam um aumento de capacidade muito pequeno e um risco muito grande” e que seriam uma “irritação à Rússia”.

Contudo, ele se mostrou grato ao esforço da Polônia, em nome dos Estados Unidos, e disse que os EUA apoiam o fornecimento de outros tipos de armas.

Anteriormente, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, havia pedido uma decisão “rápida” dos países ocidentais sobre a proposta polonesa e solicitou às nações que enviassem seus aviões. No mesmo dia, o governo russo alertou que tal medida criaria um “cenário potencialmente perigoso”.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, descartou de forma clara a possibilidade de as aeronaves serem enviadas à Ucrânia através da Alemanha. E afirmou, em uma coletiva com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, que a Alemanha forneceu todos os tipos de equipamentos de defesa para a Ucrânia.

Na coletiva com Scholz, Trudeau disse que seu país está enviando à Ucrânia mais de 50 milhões de dólares canadenses (equivalente a 195 milhões de reais) em equipamentos, incluindo câmeras usadas em drones. E afirmou: “ queremos reduzir o conflito”.

 

 

Foto Destaque: Caça Mig-29 de fabricação russa. Reprodução/ Poder Aéreo.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo