Dicas para ter uma alimentação saudável

Publicado 10 de Nov de 2020 às 15:44

No imaginário popular, uma alimentação saudável é aquela que contém legumes, frutas, verduras, vitaminas e uma dieta balanceada. Não é errado, porém, é bem mais complexo que isso. De acordo com o Ministério da Saúde, uma alimentação saudável deve ser baseada em práticas alimentares que assumam a significação social e cultural dos alimentos, como fundamento básico conceitual.

Segundo os especialistas, o ideal é dar prioridade a alimentos como os tipos de grãos, raízes, tubérculos, farinhas, legumes, verduras, frutas, castanhas, leite, ovos e carnes. Também, inclui variedades dentro de cada tipo de feijão, arroz, milho, batata, mandioca, tomate, abóbora, laranja, banana, frango, peixes etc. Uma boa alimentação pode evitar mortes prematuras, doenças crônicas, além de proporcionar o bem estar e uma maior longevidade na vida. 

As práticas de marketing, muitas vezes, vinculam a alimentação saudável ao consumo de alimentos industrializados especiais e não privilegiam os alimentos não processados e menos refinados como, por exemplo, a mandioca que é um (tubérculo) alimento saboroso, muito nutritivo, típico e de fácil produção em várias regiões brasileiras e tradicionalmente saudável.

Leia mais: Hortelã e seus benefícios para a saúde


Alimentos (Foto: Reprodução/Coep)

Alimentos. (Foto: Reprodução/Coep)


Caracteristicas de uma alimentação saudável 

O Ministério da Saúde listou as principais caracteristicas que uma boa alimentação precisa ter, de acordo com o Guia Alimentar, para a População Brasileira, que foi lançado no ano de 2008. Confira: 

- Variada: Fomentar o consumo de vários tipos de alimentos que forneçam os diferentes nutrientes necessários para o organismo, evitando a monotonia alimentar, que limita o acesso de todos os nutrientes necessários a uma alimentação adequada.

- Colorida: Como forma de garantir a variedade, principalmente, em termos de vitaminas e minerais, e também a apresentação atrativa das refeições, destacando o fomento ao aumento do consumo de alimentos saudáveis como legumes, verduras e frutas e tubérculos em geral.

- Harmoniosa: Em termos de quantidade e qualidade dos alimentos consumidos para o alcance de uma nutrição adequada, considerando os aspectos culturais, afetivos e comportamentais.

- Segura: Do ponto de vista de contaminação físico-química e biológica e dos possíveis riscos à saúde. Destacado a necessidade de garantia do alimento seguro para consumo populacional.

- Faça pelo menos 3 refeições (café da manhã, almoço e jantar) e 2 lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições.

- Inclua diariamente 6 porções do grupo do cereais (arroz, milho, trigo, pães e mas­sas), tubérculos como as batatas e raízes como a mandioca/macaxeira/aipim nas refeições. Dê preferência aos grãos integrais e aos alimen­tos naturais.

- Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

- Coma feijão com arroz todos os dias ou , pelo menos, 5 vezes por semana. Esse pra­to brasileiro é uma combinação completa de proteínas e bom para a saúde.

- Consuma diariamente 3 porções de leite e derivados e 1 porção de carnes, aves, peixes ou ovos. Retirar a gordura aparente das carnes e a pele das aves antes da preparação torna esses alimentos mais saudáveis!

- Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou marga­rina. Fique atento aos rótulos dos alimen­tos e escolha aqueles com menores quantidades de gorduras trans.

- Evite refrigerantes e sucos industrializa­dos, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas doces e outras guloseimas como regra da alimentação.

- Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa. Evite consumir alimentos industrializados com muito sal (sódio) como hambúrguer, charque, sal­sicha, lingüiça, presunto, salgadinhos, conservas de vegetais, sopas, molhos e temperos prontos.

- Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade físi­ca todos os dias e evite as bebidas alcoóli­cas e o fumo. Mantenha o peso dentro de limites saudáveis.

 

(Foto Destaque: Como ter uma alimentação saudavel? Reprodução/Manipulaê)

 

 

 

Deixe um comentário