A planta Hortelã é muito conhecida no Brasil, por estar presente em balas, chicletes, sucos, drinks e muito utilizada para temperar a comida. Com mais de 25 tipos diferentes de hortelã, as mais conhecidas no país são Mentha Piperita, Mentha Spicata e Hyotis crenata. A diferença entre as espécies está no formato das folhas, dos caules, da coloração, do odor e do sabor.
Além disso, a hortelã é muito utilizada para se fazer chá, pois reduz os gases, evita a má digestão e melhora a síndrome do intestino irritável. Além de, conter propriedade antioxidantes e estimuladoras da imunidade, a hortelã é rica em vitamina A ( previne infecções e tem ações antioxidantes ) e C ( melhora a imunidade ).
Leia mais: Babosa: um potencial nutritivo para saúde do corpo
Chá de Hortelã. (Foto: Reprodução/Opas)
Principais benefícios da hortelã para a saúde
De acordo com o site Tua Saúde, esses são os principais benefícios ao consumir hortelã:
• Alivia gases intestinais: Pois, esta planta tem efeito anti-espasmódico, capaz de diminuir cólicas intestinais e alterações digestivas, e anti-emético, aliviando náuseas e vômitos;
• Facilita a digestão e diminui a azia: Ativa a produção de bile e melhora a função do sistema digestivo;
• Ajuda a aliviar a febre: Principalmente, quando associado com gengibre, pois estimula a circulação;
• Combate a dor de cabeça: Por ser vasodilatador e capaz de ativar a circulação;
• Diminui sintomas de estresse, ansiedade e agitação: Por ter efeitos tranquilizantes;
• Age como antisséptico: É capaz de dificultar o crescimento de bactérias e amebas no trato digestivo.
A hortelã é contraindicada para gestantes, lactantes, pacientes com obstrução dos ductos biliares, pessoas com anemia, crianças menores de dois anos e pessoas com hipersensibilidade ao óleo essencial.
Segundo orientação de especialistas, o recomendavel é consumir cerca de 50 gramas de folhas de hortelã ao dia, o equivalente a duas colheres de sopa.
(Foto destaque: Hortelã e seus benefícios para a saúde. Reprodução/Freepik)