Em cooperação inédita no Brasil, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) do Rio de Janeiro, trabalhará em conjunto com os cartórios locais para emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O objetivo do trabalho colaborativo entre ambos os órgãos é atender o grande fluxo de procura pelo documento após a reabertura do órgão de trânsito, que teve os serviços interrompidos desde o início da pandemia de Coronavírus que afetou o Brasil e o mundo em diversos pontos e dimensões. Por isso, pensando no combate à doença viral diversas unidades do órgão descontinuaram este serviço.
Detran.RJ (Foto: Reprodução/instagram)
Nunca antes o documento que torna aptas pessoas a conduzirem veículos, havia sido expedida fora do Detran. É importante ressaltar que, antes dos serviços serem disponibilizados nos cartórios, os colaboradores passarão por um processo de aprendizagem e capacitação profissional. O treinamento ficará por conta do Departamento de Trânsito.
É importante destacar que, os condutores de veículos do estado do Rio de Janeiro que estão com a CNH vencida após o primeiro dia do mês de março deste ano, 2021, o documento continua válido, pois, uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) número 829, de 8 de abril de 2021, suspendeu a renovação da habilitação. O capitulo quatro do artigo 2 da Resolução Diaz que: “o prazo para renovação das Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH) e das Autorizações para Conduzir Ciclomotor (ACC) vencidas desde 1º de março de 2020 e com vencimento a partir da data de publicação desta Resolução”. Vale lembrar que, a medida tomada pela Portaria 209/21 para enfrentamento à pandemia é válida por período indeterminado. Desse modo, não há motivo para preoucupações dos habilitados em relação a renovação do documento até segunda ordem.
Ainda sobre o Detran-Rio, o orgão está cada vez mais digitalizando os processos para simplificar a vida da população e poupar tempo. Para isso, alguns postos digitais foram dessenvolvidos para emissão de documentos pessoais de qualquer lugar que o usuário estiver. Listamos alguns deles: Identidade digital, licenciamento e CNH. Os serviços estão disponívei no site do orgão. É necessário fazer um cadastro para solicitar os documentos.
Foto Destaque: emissão de habilitação. Reprodução/ Secretaria de Estado Casa Civil-GO