Beleza

Descubra os mitos e verdades sobre colágeno nos cuidados com a pele

O colágeno, uma das substâncias mais consumidas no mundo da beleza é também a proteína mais abundante no corpo humano. Possui papel fundamental para saúde e para os cuidados com o corpo.

20 Mai 2021 - 21h24 | Atualizado em 20 Mai 2021 - 21h24
Descubra os mitos e verdades sobre colágeno nos cuidados com a pele Lorena Bueri

O colágeno, uma das substâncias mais consumidas no mundo da beleza é também a proteína mais abundante no corpo humano. Possui papel fundamental para saúde e para os cuidados com o corpo. Além de preservar a pele sem rugas, também mantém a boa mobilidade de ossos, músculos e tendões.

Quanto a seu consumo, é possível encontrar diversas variantes no mercado, dentre eles estão o colágeno em pó, em cápsula, produtos formulados com sua proteína. Além disso, hoje em dia já existem procedimentos estéticos injetáveis que permitem a produção do colágeno no corpo.

Para entender mais sobre a eficácia, similaridades, a diferença de cada um deles e qual a melhor versão para cada necessidade específica, a dermatologista de São Paulo, Dra. Jaciara Hunnicutt, speaker da empresa Sinclair Pharma, esclarece os mitos e verdade a respeito dessa substância que faz tanto sucesso quando o assunto é beleza e cuidados com a pele.

Julia Peixoto lança sua linha de maquiagem

Ruby Rose lança primer hidratante com ácido hialurônico; confira os detalhes do produto

Ruby Rose lança esponja para maquiagem Soft Blender


Mulher com o rosto saudável devido ao colágeno. (Foto: Reprodução/Sinclair Pharma Brasil/Instagram)


1.Tomar colágeno em pó ou em cápsula funciona?

Depende. Na verdade, essa é uma pergunta cuja resposta é um pouco complexa. Em primeiro lugar, precisamos esclarecer que colágeno é uma proteína, uma macromolécula, ou seja, uma molécula grande que não é absorvida na sua forma original, precisa ser quebrada, hidrolisada, em pedacinhos menores para que a absorção no nosso intestino aconteça. Então, ingerir a molécula de colágeno propriamente tem pouca eficácia.

Já o colágeno hidrolisado e os peptídeos de colágeno, esses sim, são absorvidos quando ingeridos, mas apenas tomá-los não garante que seguirão o caminho direto para construção de um novo colágeno na pele. Para que isso aconteça, também é necessário que haja um consumo adequado de determinados micronutrientes como vitamina  C, Cobre, selênio, zinco, ferro entre outros. Ou seja, peptídeos de colágeno ou colágeno hidrolisado, em doses adequadas, dentro de um programa de tratamento e com recomendação médica, podem sim melhorar a textura, a flacidez, a hidratação e as rugas finas da pele.

2.Existe diferença entre consumir colágeno em cápsula e em pó?

Sim, principalmente em relação à quantidade. A questão é que a dose que realmente tem possibilidade de proporcionar benefícios para a pele pode ser mais facilmente alcançada quando se consome o pó, pois para se atingir essa dosagem seriam necessárias muitas cápsulas ao dia. Então, ao tomar 1, 2, 3 ou 4 cápsulas apenas por dia, a pessoa não vai conseguir atingir a dosagem mínima necessária para obter resultados.

3.É verdade que os cosméticos que são formulados com colágeno tem grande eficácia para estimular essa produção?

Não é verdade. Por ser uma macromolécula, o colágeno não penetra na pele, não é absorvido dessa forma, ou seja, qualquer produto tópico que contenha colágeno, seja creme, sérum, fluido ou outro não mudará em nada a quantidade de colágeno na pele.

4.Procedimento estético é eficaz para estimular a produção de colágeno da pele?

Com certeza. Atualmente a medicina oferece diversos procedimentos bastante eficazes para o estímulo de produção de colágeno. Destaco, entre eles, a bioestimulação (tanto com bioestimulador injetável quanto com fio) e o ultrassom microfocado. Reforço que todos esses são procedimentos que devem ser realizados por um dermatologista ou cirurgião plástico.

5.Após a aplicação de bioestimulador, a pessoa precisa fazer manutenção de colágeno via oral?

Não exatamente. Mas associar a aplicação do bioestimulador com a suplementação de peptídeos de colágeno ou colágeno hidrolisado pode potencializar o efeito de ambos.

6.O corpo para de produzir colágeno após os 30 anos de idade?

Não. Nosso corpo produz colágeno por toda a vida, o problema é que nem sempre da mesma maneira e na mesma quantidade. De forma resumida, o que acontece é que com o passar do tempo produzimos cada vez menos colágeno e o degradamos cada vez mais, gerando um déficit. E essa diminuição da produção começa cedo, já na casa dos 30 anos, às vezes antes. Fatores externos, como sol e tabagismo também destroem o colágeno. Além disso, com o envelhecimento, há um predomínio de um tipo de colágeno com fibras mais curtas e mais desalinhadas, mais desorganizadas, com menor capacidade de exercer suas funções. Por isso, hoje falamos tanto em “poupança de colágeno” e valorizamos o uso de bioestimuladores.

(Foto destaque: Descubra os mitos e verdades sobre colágeno nos cuidados com a pele. Reprodução/Sinclair Pharma Brasil/Instagram)

VEJA TAMBÉM

Perrie Edwards lança seu primeiro videoclipe solo, marcando nova fase pós-Little Mix Lorena Bueri

Perrie Edwards lança seu primeiro videoclipe solo, marcando nova fase pós-Little Mix

Perrie Edwards ex-integrante do Little Mix lançou hoje seu primeiro videoclipe solo, "Forget About Us" e marca o início de sua carreira solo após a separação da banda.
Laços Inquebráveis Gisele Bündchen e sua Família Brasileira Lorena Bueri

Laços Inquebráveis Gisele Bündchen e sua Família Brasileira

O diálogo revela não apenas a trajetória profissional da modelo, mas também sua profunda ligação com a família e suas raízes
X deve indezinar Brasil por R$ 1 bilhão em danos Lorena Bueri

X deve indezinar Brasil por R$ 1 bilhão em danos

A DPU exige na Justiça Federal que o empresário Elon Musk adote uma série de medidas e pague uma indenização ao país após ataques direcionados ao STF.
Série b tudo que você precisa saber os favoritos aos títulos e muitas novidades Lorena Bueri

Série b tudo que você precisa saber os favoritos aos títulos e muitas novidades

Veja aqui destaques de uns dos campeonatos mais emocionante do Brasil, jogadores destaques, as zebras, e quem vai subir a tão sonhada elite do futebol Brasileiro
Max Verstappen questiona acusação de golpe há três anos na final da F1 Lorena Bueri

Max Verstappen questiona acusação de golpe há três anos na final da F1

Tricampeão da RBR ponderou sobre o fervor da rivalidade com Lewis Hamilton desde 2021, falou em anistia e ainda se referiu aos boatos sobre sua ida para a Mercedes em 2025
Governo de São Paulo terá que esclarecer ao Ministério Público a utilização do Chat GPT na produção de aulas Lorena Bueri

Governo de São Paulo terá que esclarecer ao Ministério Público a utilização do Chat GPT na produção de aulas

O Ministério Público de São Paulo está cobrando do governo do estado explicações sobre conteúdos de aulas nos quais o Chat GPT será utilizado na produção de aulas e de que forma, bem como se há alguma empresa contratada para o atuar com a tecno
Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo