Empreendedorismo

Confira 3 temas que podem prejudicar a sua imagem profissional nas redes sociais

A especialista em gerenciamento de reputação, Roz Sheldon, conta que as empresas analisam as redes socais dos seus candidatos antes de confirmar uma contratação. Então, saiba o que não deve ser publicado.

29 Nov 2022 - 11h45 | Atualizado em 29 Nov 2022 - 11h45
Confira 3 temas que podem prejudicar a sua imagem profissional nas redes sociais Lorena Bueri

Quando se fala sobre manter a presença do seu trabalho nas redes sociais digitais, é importante avaliar o que e como deseja se comunicar com o público. Sobre essa temática, a especialista em gerenciamento de reputação,  Roz Sheldon, conta que existem ao menos cinco aspectos que não devem ser compartilhados nas redes sociais, se deseja proteger a carreira e futuras oportunidades de trabalho.

De acordo com a especialista e diretora da empresa britânica Igniyte, um dos aspectos que levam uma empresa a não contratar um candidato é notar a possibilidade de ele ter um potencial para gerar impasses na internet. E para realizar essa análise, é comum que os responsáveis realizem uma avaliação de suas postagens e comentários nas redes sociais digitais.

Saiba por que se atentar para o que se publica nas redes sociais digitais

A profissional afirma que as empresas determinam o ideal de comportamento e posicionamento que esperam dos seus funcionários, uma vez que eles são vistos como representantes do seu negócio: “As empresas são formadas por pessoas reais, que fazem julgamentos humanos. As organizações tentam projetar um ideal de apresentação externa e defendem uma cultura sobre como se espera que as pessoas que trabalham para elas se comportem”, conta Sheldon ao Daily Mail, segundo a  Pequenas empresas e grandes negócios. 


Publicar conteúdos indevidos nas redes sociais pode prejudicar a sua imagem profissional. (Foto: Reprodução/Instagram)


Uma pesquisa feira pela Igniyte aponta que 71% das empresas do Reino Unido afirmam que as postagens realizadas na internet podem ser os conteúdos mais prejudiciais para a sua imagem. Por sua vez, 12% dos entrevistados já tiveram que lidar com problemas relacionados a reputação na internet, graças á conduta indevida dos seus funcionários.

Portanto, confira o que não deve ser publicado, para não causar prejuízos a sua imagem pessoal frente ao mercado de trabalho.

1. Publicar conteúdos de cunho sexual ou que incentivem a embriaguez

Analisar como o candidato se posiciona é uma das principais motivações para que as empresas busquem analisar os seus perfis nas redes como Linkedin, Instagram, entre outros: “Mesmo que as empresas não queiram admitir, um número crescente delas procura você online – LinkedIn, Instagram, Facebook, Twitter (especialmente Twitter) – antes de decidir se vai contratá-lo”, observa Sheldon.

Portanto, a busca é realizada como um pente-fino, para avaliar se comentários e atitudes improprias podem arriscar a reputação do local onde se trabalha. Além do mais, é importante se atentar para como utiliza as redes em dias de licença médica.

2. Falar mal da empresa ou dos seus superiores

Apesar de a internet ser vista como um local para expor os seus pensamentos, a especialista entrevistada conta que é interessante evitar publicar conteúdos que contribuam para uma má visão do seu ambiente de trabalho. Mas, se ainda assim sentir muita necessidade de expressar a sua opinião, o recomendado é realizar isso no ambiente offline.

3. Compartilhar opiniões sobre assuntos polêmicos

Sheldon ainda enfatiza que, se deseja se estabelecer no mercado, é necessário que exclua posicionamentos de cunho racista, sexista, homofóbico ou transfobico, por exemplo. Pois:“Ainda que você tenha direito a uma opinião, declarações contundentes acerca de um determinado segmento da população ou contra pessoas públicas podem ser o motivo de uma não contratação”.

 

 

Foto Destaque: Mulher usa as suas redes sociais. Reprodução: Freepick

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo