Beleza

Como aumentar a produção de colágeno na pele

Importante para a beleza da pele, o colágeno é uma proteína que deixamos de produzir à medida que envelhecemos e, por isso, algumas precauções devem ser tomadas a fim de preservar e aumentar a quantidade produzida pelo organismo

24 Nov 2021 - 18h00 | Atualizado em 24 Nov 2021 - 18h00
Como aumentar a produção de colágeno na pele Lorena Bueri

Se tem uma proteína que é de extrema importância para a nossa beleza, é o colágeno. Naturalmente sintetizado pelo organismo, ele se trata de uma cadeia de aminoácidos, que tem o papel de promover sustentação e elasticidade para a pele. Por essa razão, o colágeno atua na prevenção de linhas de expressão, rugas e até mesmo estrias. Além disso, a proteína também contribui para o fortalecimento das unhas e do cabelo. 


Mulher aplicando protetor solar (Foto: Reprodução/JGI/Jamie Grill/Getty Images)


Responsável pela maior parte das propriedades físicas do tecido conjuntivo, o colágeno mantém as células da pele firmes e unidas, proporcionando uma aparência mais jovem. Porém, com o passar dos anos, o corpo diminui a produção da proteína, o que resulta em flacidez e no surgimento de rugas. Felizmente, existem formas de preservar e aumentar a quantidade de colágeno na pele. Veja a seguir: 

 

Protetor solar sempre

O sol é um verdadeiro vilão para o colágeno, por isso, nenhum tratamento para estimulá-lo surtirá efeito se não for associado ao uso diário do protetor solar. Vale lembrar que o ideal é que, após a aplicação do produto, você espere ao menos 15 minutos antes de se expor aos raios solares. A reaplicação do protetor solar deve ser feita a cada duas horas e depois de banhos na piscina ou no mar. 

 

Acessórios são os seus aliados 

Para evitar a exposição ao sol, você ainda pode investir em acessórios como óculos e chapéus. Além de deixar o seu look mais estiloso, sua pele estará ainda mais protegida, o que resultará em uma cútis mais jovem.

 

Confira oito lançamentos de beleza

Sérum Facial: saiba como usar e quais seus benefícios

Pleasing: conheça a marca de beleza do Harry Styles


Consuma proteínas

Adicionar proteínas ao cardápio é importante tanto para manter o tônus quanto para renovar as suas estruturas, pois elas são fontes de aminoácidos. Então, inclua em sua dieta alimentos como ovos, leguminosas, laticínios e carnes. 

 

Invista nos retinóides

Os retinóides são os derivados da vitamina A e você pode encontrá-los em produtos que não necessitam de receita ou no ácido retinóico, que é disponibilizado apenas com prescrição médica. Eles têm a capacidade de estimular a renovação celular da pele, o que aumenta a produção de colágeno e reduz a aparência de linhas de expressão e rugas. 

 

Foto Destaque: Mulher fazendo skincare. Reprodução/Artem Varnitsin/EyeEm/Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo