A Chloé, grife francesa de luxo, acaba de realizar um marco inédito no mundo da moda, sendo a primeira a receber o selo B-Corp. E essa gratificação pode despertar em outras empresas essa visão mais sustentável. A grife anunciou as mudanças internas em novembro do ano passado e hoje acaba de se tornar a primeira grife europeia a receber o certificado.
Melissa lança coleção em parceria com Camila Coutinho
Isis Valverde posta look de biquíni animal print e relembra viagem
Anavitória lança coleção em parceria com Mindse7 C&A
E apesar de ser o padrão mais alto em sustentabilidade, o certificado não se resume a ser sustentável, as empresas também precisam se engajar em ações de responsabilidade social que promovam movimentos importantes como a igualdade e a diversidade no ambiente corporativo.
Post da Chloé no instagram (Foto: reprodução/instagram)
O selo é fornecido pela ONG americana B-Lab. Mas o que é o selo B-Corp? Segundo a Wikipédia: "Uma Empresa B, é uma empresa que visa como modelo de negócio o desenvolvimento social e ambiental. O conceito foi criado em 2006 nos Estados Unidos pela B-Labs, que tinha como foco redefinir a noção de sucesso de uma empresa". E para o Sebrae: "Certificados B Corp são emitidos pelo B Lab para identificar empresas que seguem determinados padrões de transparência, responsabilidade e desempenho. Essas empresas estão liderando um movimento global para redefinir o sucesso nos negócios.”
Riccardo Bellini, diretor executivo da grife, comentou um pouco sobre a conquista do selo e disse: ”Além do fato de termos orgulho disso como empresa, também pretendemos inspirar muitos outros a se associarem. Melhoramos nossas operações, governança e políticas de uma forma que nos permite operar de forma mais ambiental e socialmente responsável”.
Esse acontecimento é a tendência do mercado da moda, que vem sendo promovida, inclusive foi destaque durante a semana de moda europeia.
Foto destaque: Chloé. Reprodução/instagram.