A partir de agora, o governo chinês exigirá que os novos aplicativos lançados pelo grupo de jogos e mensagens Tencent sejam aprovados pelo governo antes de entrar em livre circulação no mercado, informou um canal estatal. O governo concluiu que vários aplicativos do grupo violam as normas do país.
Presidente chinês Xin Ji Ping.(Foto:Reprodução/CNBC)
A informação aparece no momento em que o governo chinês ja vem aumentando o controle sobre a indústria digital atuante no país, alegando que as empresas desse setor ficam muito grande e poderosas.
E não foi só a Tencent, o grupo Alibaba também foi alvo de sanções das autoridades por infrações ligadas à livre concorrência ou vazamento de dados.
https://lorena.r7.com/post/Primeiro-caso-de-covid-19-no-mundo-foi-de-vendedora-em-Wuhan-na-China
https://lorena.r7.com/post/ITuring-oferta-bolsas-de-estudos-tecnologica-para-pessoas-negras
https://lorena.r7.com/post/Atencao-e-cuidado-com-o-Pix-nesta-Black-Friday
Segundo o canal público CCTV, a Tencent recebeu nove sanções desde o início de 2021. Em consequência, o governo adotou medidas contra o grupo, uma delas é a obrigatoriedade de submeter à fiscalização todos os aplicativos lançados atualmente ou versões atualizadas disponíveis no mercado. Em resposta, a Tencent fisse á AFP que concorda com as exigências e submeterá todos os aplicativos a fiscalização oficial.
“Estamos trabalhando continuamente para aprimorar os recursos de proteção do usuário em nossos aplicativos e também temos cooperação regular com agências governamentais relevantes para garantir a conformidade regulatória. Nossos aplicativos permanecem funcionais e disponíveis para download”, disse a empresa.
O grupo Tencent é importante na China. Ele é o proprietário do aplicativo WeChat, que inclui chat de mensagens, pagamento on-line e rede social. O WeChat é o aplicativo mais utilizado pelos chineses, principalmente por causa do pagamento online e o chat de mensagens.
Na China é comum o pagamento online em diversos estabelecimentos e serviços. A popularidade do WeChat no país, equivale a popularidade do Whatsapp aqui. Mas também vale lembrar que o aplicativo foi um forte aliado no controle da pandemia de Covid-19 no país, com um mecanismo extremamente inteligente que repassa informações relevantes, mapeamento de áreas com pacientes diagnosticados e postos de coleta de amostras.
Foto Destaque: Empresa Tencent. Reprodução/ DivulgaçãoTencent.