Casa e Decoração

Camila Pimenta: 'Entenda a relevância da sua profissão, porque arquitetura é uma forma de garantir o bem estar do seu cliente, o que vai muito além da estética'

A arquiteta Camila Pimenta nasceu em Minas Gerais, mas é Paulista de coração, apaixonada pela cidade, ela dirige o escritório que leva o seu nome desde 2017 localizado no bairro Cidade Jardim em São Paulo.

31 Ago 2021 - 07h51 | Atualizado em 31 Ago 2021 - 07h51
Camila Pimenta: 'Entenda a relevância da sua profissão, porque arquitetura é uma forma de garantir o bem estar do seu cliente, o que vai muito além da estética' Lorena Bueri

Hoje a Coluna recebe a especialista em arquitetura Camila Pimenta, reconhecida internacionalmente com diversos prêmios e também muito bom gosto em projetos de interiores sofisticados. Seja bem vinda Camila!

A arquiteta Camila Pimenta nasceu em Minas Gerais, mas é Paulista de coração, apaixonada pela cidade, ela dirige o escritório que leva o seu nome desde 2017 localizado no bairro Cidade Jardim em São Paulo. Realiza projetos em nível nacional e internacional.  Possui o domínio da atemporalidade como sua marca e é destaque no mercado com projetos sofisticados e exclusivos. Atendendo a clientes residenciais, comerciais e corporativos, seu escritório de arquitetura e interiores desenvolve projetos personalizados e planejados desde a concepção, acompanhando a execução da obra até a entrega final. Sofisticação, um toque minimalista e iluminação poderosa marcam todos os ambientes assinados pela arquiteta que é especialista em Design de Móveis e Lighting Design.

 


Arquiteta Camila Pimenta exibe luxo e bom gosto em design de interiores. (Foto: Eduardo Guedes/Reprodução/Assessoria)


Confira a nossa conversa com a arquiteta:

1. Em qual momento da sua vida você decidiu que queria a arquitetura como profissão?

Arquitetura pra mim sempre foi um sonho, então vim para São Paulo para realizá-lo. Desde pequena nas viagens e passeios em família observava as formas, acabamentos e iluminação de um ambiente. Sempre fui apaixonada pelo diferente e isto me levou a enxergar funcionalidade e beleza por trás de cada detalhe.

 

2.  Vamos falar sobre os seus projetos. Qual foi o mais desafiador e por quê?

O meu projeto mais desafiador e especial foi o que apresento hoje para vocês, onde a minha maior inspiração foi a própria cliente. Ela ama moda e desejava um projeto exclusivo e luxuoso para sua residência. Então, busquei meu aprimoramento nas maiores feiras de design e arte da Europa e Estados Unidos, visitei também os ateliers das maiores marcas de luxo do mundo, como Hermes, Fendi Casa, Baccarat, Armani Casa, Louis Vuitton, dentre outros… Esse foi o trabalho que eu consegui deixar minha marca expressa. Ousei na criatividade em todos os ambientes, deixando o apartamento luxuoso, imponente e poderoso, sem perder a personalidade do meu cliente.


Design de interiores de Camila Pimenta, arquiteta. (Foto: Eduardo Guedes/Reprodução/Assessoria)


3. O que não pode faltar neles? Quais são as principais combinações ideais para um ambiente?

A escolha do material, iluminação aconchegante e exclusividade no mobiliário são características marcantes dos meus projetos. O uso das pedras naturais, metais e madeira em total harmonia não pode faltar. A junção deles traz um potencial estético poderoso e  faz com que o ambiente não passe despercebido.

 

4.  Quantos projetos, em média, você tem em sua carreira? Nos conte um pouco mais sobre a sua forma de trabalho. 

Aproximadamente 200 projetos.

 

Arquiteto João Daniel

Jeferson Branco

Tapetah lança coleção

 

5.  Quais são as principais características de seu trabalho? Como você definiria o seu estilo?

Criar uma identidade própria para cada projeto de forma única e exclusiva é o que me motiva a estar em constante atualização. O diferencial do processo criativo do meu escritório é buscar a sincronia entre a arquitetura clássica e a contemporânea para compor um projeto elegante e moderno de acordo com a necessidade de cada cliente. 

Sempre tive em mente que um bom arquiteto deve unir os desejos, necessidades e estilo de cada cliente, fazendo ele se sentir único e satisfeito. Por isso, defino meus projetos como sofisticados e atemporais.


Camila Pimenta é especialista em Design de Móveis e Lighting Design. (Foto: Eduardo Guedes/Reprodução/Assessoria)


6. Quais são as grandes tendências do momento? As que você mais gosta e, se tiver, as que você definitivamente não se identifica.

Tivemos um grande impulsionamento na área de decoração durante a pandemia do Covid-19. A quarentena reforçou as necessidades de conforto, segurança, contato humano e bem-estar. A casa, que antes era vista basicamente como o local onde se começava e fechava o dia, assumiu inúmeras outras funções, se tornando o espaço para relaxar, trabalhar, se divertir, e fazer exercícios físicos. Consequentemente, isso fez com que as pessoas repensassem seus espaços para fazer deles um efetivo lugar de bem-estar, um antídoto contra a ansiedade e um local onde podem aliviar as tensões. Assim, ambientes e soluções como banheiros inspirados nos spas, espaços mais organizados para Home Office, e ambientes confortáveis ganham cada vez mais destaque.


Arquiteta Camila Pitanga. (Foto: Eduardo Guedes/Reprodução/Assessoria)


 7. Quais os projetos você está trabalhando atualmente? Nos conte um pouco sobre eles.

Atualmente tenho a oportunidade de trabalhar com projetos que me desafiam em formas diferentes e  vertentes distintas (comerciais e residenciais). 

 

8.Você tem algo especial em sua carreira que gostaria de nos contar? Algum acontecimento marcante, história de superação. Queremos te conhecer um pouco mais.

Durante a minha carreira tive, e ainda tenho a oportunidade de obter o reconhecimento que sempre busquei. O acontecimento mais marcante da minha carreira foi sem dúvida quando fui a primeira arquiteta da América Latina a ser convidada para conhecer o atelier da grife Hèrmes, em Paris. Em 2020 fui premiada pelo site alemão Homify na categoria de fachadas mais incríveis do ano e ainda no mesmo ano meu escritório foi indicado a receber os prêmios Latin American Quality Awards, International Quality Company e como empresária do ano no prêmio Top of Quality Gold Internacional.

 

 9.   O que você ainda não realizou e que ainda tem muita vontade?

Um sonho que ja está nos meus planos é desenvolver uma linha de mobiliário autoral.


 Camila Pimenta, arquiteta. (Foto: Eduardo Guedes/Reprodução/Assessoria)


10.    O que gosta de fazer nas horas vagas? Seus maiores hobbies.

Eu amo ficar em casa, ler um bom livro, maratonar uma serie e curtir a familia e meus pets.  

 

 12.   Uma frase que define o seu trabalho.

Uma linguagem contemporânea onde a estética clean contrabalanca o artesanato detalhista.


Camila Pimenta, arquiteta. (Foto: Eduardo Guedes/Reprodução/Assessoria)


13. O que você queria que tivessem dito para você no início de carreira que não te disseram?

Entenda a relevância da sua profissão, porque arquitetura é uma forma de garantir o bem estar do seu cliente – o que vai muito além da estética.

 

14. Qual a dica você daria para quem está ingressando nesta carreira?

Não espere a oportunidade aparecer, comece já, com o que tiver para galgar seus objetivos. As redes sociais se tornaram ferramentas fundamentais, permite alcançar um enorme público, atrair novos clientes e criar autoridade para a marca, use isso ao seu favor.

Para saber um pouco mais desse trabalho maravilho de Camila Pimenta confira um dos projetos mais luxuosos de sua carreira.


Reprodução/Youtube.


 

 

 

Foto destaque: Camila Pimenta. Eduardo Guedes/Reprodução/Assessoria.

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo