Notícias

Brasil fechará fronteiras aéreas para viajantes do sul da África

Os países afetados pela nova restrição são a África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini. Brasil seguiu os bloqueios sanitários impostos pelo Reino Unido, por conta da nova variante, Omicron.

27 Nov 2021 - 19h00 | Atualizado em 27 Nov 2021 - 19h00
Brasil fechará fronteiras aéreas para viajantes do sul da África Lorena Bueri

Ciro Nogueira, ministro chefe da Casa Civil, informou nesta sexta (26) que o Brasil fechará as fronteiras aéreas para passageiros vindos de seis países do Sul da África a partir da próxima segunda feira (29).

 

As novas restrições afetarão os passageiros que passaram pela África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini (ex-Suazilândia). Decisão foi tomada diante de uma nova variante de coronavírus descoberta no sul do continente africano.

 

"O Brasil fechará as fronteiras aéreas para seis países da África em virtude da nova variante do coronavírus. Vamos resguardar os brasileiros nessa nova fase da pandemia naquele país. Uma portaria será publicada amanhã e deverá vigorar a partir de segunda-feira", disse o ministro, em uma publicação feita no Twitter.


Nova variante, batizada de Omicron, vista por um microscópio eletrônico. (Foto: Reproduão/NIAID/NIH)

 


A Omicron, como foi batizada a nova variante identificada na África do Sul, foi declarada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como “uma variante de preocupação”, por ter 50 mutações, ago ainda não visto nas variantes do Sars-cov2 descobertas anteriormente.  

 

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomendou ao governo que restrinja os voos e viajantes de países do sul do continente africano, entre eles a África do Sul. 

 

O Reino Unido, Estados Unidos e a União Europeia também impuseram restrições que impedem a entrada de viajantes do sul da África em seus países. Além da África do Sul, Botsuana, Lesoto, Namíbia, Zimbábue e Eswatini, outros dois países no bloqueio dos Estados Unidos: Moçambique e Malawi.

 

https://lorena.r7.com/post/Eficacia-da-vacina-Pfizer-e-testada-contra-a-nova-variante-sul-africana

https://lorena.r7.com/post/Medidas-racionais-serao-tomadas-contra-a-variante-sul-africana-e-a-entrada-de-estrangeiros-no-pais

https://lorena.r7.com/post/Fake-News-Posicionamento-de-Tedros-Adhanom-sobre-o-carnaval-no-Brasil-em-2022-nas-redes-sociais-e-desmentido


De acordo com Ciro Nogueira, a decisão foi tomada em conjunto pela Casa Civil e pelos ministérios de Infraestrutura, Saúde e Justiça e Segurança Pública.

 

A decisão contraria o presidente Jair Bolsonaro, que declarou ser contra o fechamento das fronteiras. "Você não vedar, rapaz. Você não vai. Não, pera aí, mas que loucura é essa? Que loucura é essa? Quer dizer, fechou aeroporto, vírus não entra? Ah, pelo amor... Já tá aqui dentro, pô", respondeu Bolsonaro a um apoiador que falou em fechar aeroportos e banir voos vindos "da Europa.” disse o presidente, em conversa com apoiadores em Brasília.

 

O presidente também vem se manifestando contra a ideia de um "passaporte da vacinação" para autorizar a entrada de passageiros vindo do exterior.

 

Foto destaque: Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. Reprodução/GRU Airport

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo