Money

Bradesco e Itaú discordam dos sócios das Americanas, “É leviana a tentativa de atribuir aos bancos qualquer responsabilidade”

Os bancos divulgaram em nota que a responsabilidade pelo rombo não pode ser atribuída a eles e sim a administração da loja

25 Jan 2023 - 10h00 | Atualizado em 25 Jan 2023 - 10h00
Bradesco e Itaú discordam dos sócios das Americanas, “É leviana a tentativa de atribuir aos bancos qualquer responsabilidade” Lorena Bueri

Depois dos empresários terem declarado que os bancos também são responsáveis pelas inconsistências contábeis da loja em uma parte da nota pública divulgada no domingo, dois dos bancos incluídos, Bradesco e Itaú se pronunciaram sobre o assunto, esclarecendo que não são os responsáveis.

Em nota divulgada ontem (24), as empresas bancárias discordaram dos acionistas, disseram que as irregularidades contábeis são de responsabilidade da administração da loja, pois este setor cuida da governança contábil e não é justo atribuir esta responsabilidade á eles. Confira a declaração do Bradesco em nota divulgada:

 “A governança contábil das empresas é atribuição exclusiva e não transferível da sua administração, inclusive Conselho de Administração. O Bradesco cumpre rigorosamente as diretrizes normativas e atua de acordo com as melhores práticas de mercado”

Não compactuamos com alegações que buscam criar narrativas para atribuir aos bancos qualquer responsabilidade sobre as práticas contábeis irregulares da empresa e, assim, desviar a atenção do problema central, ou seja, a falta de consistência dos números das demonstrações financeiras e as responsabilidades dos seus dirigentes sobre tal fato. ”

O banco Itaú também deixou claro que não teve participação nas irregularidades da loja e que é leviano eles atribuírem a culpa ao banco. Confira a declaração do Itaú na nota divulgada:

É leviana a tentativa de atribuir aos bancos qualquer responsabilidade sobre as práticas contábeis irregulares da empresa


Foto: Fachadas dos bancos Bradesco e Itaú (Reprodução/Seu dinheiro)


A elaboração e aprovação das demonstrações financeiras que espelhem a realidade da companhia são responsabilidade única e exclusiva da administração da empresa, incluindo sua diretoria e seu conselho, sem nenhuma influência dos bancos ou de outros credores.

Outro banco que possui relação com a Americanas é o Santander, e por conta de toda a confusão do rombo da loja e da declaração dos acionistas atribuindo parte da responsabilidade aos bancos, o Santander resolveu pedir na justiça hoje, o acesso a mensagens trocadas entre os ex-Ceos e acionistas da loja e que os membros do conselho de administração façam depoimento perante a lei.

O banco acha muito incomum os administradores não saberem do rombo, com dívida de 45 bilhões pois os mesmos ficam responsáveis pela questão financeira. A empresa irá fazer isto para obter as provas necessárias perante as atitudes que a justiça tomará.

Foto destaque: Fachada da loja Americanas no Shopping. Reprodução/Money Times

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo