Mundo Animal

Biguá e o ballet da migração

A ave aquática conhecida popularmente como biguá encanta a todos com seu belo voou migratório, a migração pode correr várias vezes ao ano e o número de aves varia de acordo com a época do vôo.

3 min de leitura
28 Set 2022 - 21h55 | Atualizado em 28 Set 2022 - 21h55

É possível observar durante algumas épocas do ano um grande número de biguás, uma espécie de voo sincronizado. Esse comportamento encanta a todos e chama a atenção de especialistas e pesquisadores que estudam as aves.

O biólogo Luciano Lima explica que assim como outras aves aquáticas o biguá faz uma rota migratória, por isso podemos ver esse lindo balé em alguns períodos do ano. 

"A formação de grandes bandos de biguá parece estar associada a movimentos migratórios de longas distâncias. Além disso, em algumas épocas do ano, especialmente após o período reprodutivo, os biguás costumam se deslocar em grandes bandos entre as áreas de dormitório e de alimentação, formando essas fileiras, que em algumas regiões são chamadas de cordas", afirma o biólogo. 

Segundo Luciano esse tipo de voo é bastante frequente e o número de aves pode sofrer alteração dependendo da época do ano, explica que durante o período reprodutivo a rotina dos biguás, a necessidade de alimentar os filhotes fazem com que essas aves procurem alimento diversas vezes ao dia. 

Nannopterum brasilianum é o nome científico dado ao biguá, a ave de coloração preta possui o pescoço e o bico longo e fino, podendo medir de 58 a 73 cm de comprimento.  O animal se destaca pela alta atuação de mergulho em busca de alimentos. 


Biguá ave aquática migratória. Foto: Reprodução/Ger Bosma Photo.


Durante o acasalamento as aves apresentam um verdadeiro espetáculo macho e fêmea em busca de um parceiro. Após o ato de reprodução o macho escolhe o local do ninho e busca os materiais para que a fêmea possa construí-lo, os ovos de coloração azulada são chocados por 26 dias e a alimentação é feita pelos pais até os três meses de vida.

É possível encontrar essa espécie de ave aquática em todo o Brasil, sendo conhecida por outros nomes, como: biguá-una, mergulhão, urubu-d'água e corvo-marinho.

Foto Destaque: Biguás em vôo migratório. Reprodução/Site aves e árvores.

Deixe um comentário

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo