Saúde

Atividade física pode prevenir e ajudar no tratamento de diabetes

Entre os inúmeros benefícios para a saúde física e psicológica da prática de atividade física, os exercícios também podem ajudar na prevenção e tratamento da diabetes.

14 Nov 2021 - 20h00 | Atualizado em 14 Nov 2021 - 20h00
Atividade física pode prevenir e ajudar no tratamento de diabetes Lorena Bueri

De acordo com as recomendações da OMS, uma pessoa deve completar 300 minutos de atividade física na semana para garantir a saúde - esses minutos incluem atividades como subir escadas e caminhar até a padaria, por exemplo. Também é possível substituir esse tempo por 150 minutos de atividade física intensa, quando não houver contraindicações. Contudo, seja qual for o tipo de exercício praticado, 150 minutos é o suficiente para prevenir a diabetes e tratar o tipo 2 da doença.

"O melhor exercício é o que a pessoa gosta de fazer, porque a gente tem uma chance de adesão no médio e no longo prazo muito maior", explicou o endocrinologista membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) Roberto Zagury, em entrevista para o ge / Eu Atleta. Segundo ele, o ideal é o exercício aeróbico, ou seja, aquele que é contínuo, geralmente de longa duração, intensidade de baixa a moderada e que utiliza os grandes grupos musculares; alguns exemplos são caminhar, pedalar, correr e nadar. Contudo, ele afirmou que os treinos de força também ajudam e que ambos os tipos de atividade física devem ser realizados em conjunto.


A atividade física ajuda na prevenção e tratamento da diabetes. (Foto: Reprodução/VivaBem)


De acordo com estudos, as atividades que envolvem ganho de massa magra, ou seja, de músculos (como musculação, funcional e crossfit) causam maior sensibilização das células à insulina. Já as atividades aeróbicas reduzem o nível de açúcar no sangue.

Apesar disso, é importante prestar atenção também na alimentação: "Pensando em termos de hemoglobina glicada, ou seja, em termos de redução dos níveis de glicose, a dieta de maneira geral funciona melhor, e em termos de peso também. Mas o ideal é que tanto dieta, quanto atividade física façam parte do dia a dia dos pacientes", afirmou Zagury.

 

https://lorena.r7.com/post/The-Rock-aluga-outdoor-para-trollar-seu-parceiro-Ryan-Reynolds-do-filme-Alerta-Vermelho

https://lorena.r7.com/post/Gilberto-Gil-ocupa-cadeira-20-da-Academia-Brasileira-de-Letras-e-e-eleito-imortal

https://lorena.r7.com/post/Justica-americana-decide-pelo-fim-definitivo-da-tutela-de-Britney-Spears


A atividade física também promove a melhora da circulação sanguínea, o equilíbrio dos níveis de hormônios e o fortalecimento do coração e do sistema imunológico, entre inúmeros outros benefícios físicos e psicológicos.

 

Foto Destaque: Teste de glicose. Reprodução/Atitude CRAFT

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo