Tech

Ataques cibernéticos marcaram o ano de 2021

No ano de 2021 foram registradas uma grande quantidade de ataques cibernéticos em empresas, isso causou muitos vazamentos de dados; confira os casos mais famosos de vazamento.

01 Jan 2022 - 10h00 | Atualizado em 01 Jan 2022 - 10h00
Ataques cibernéticos marcaram o ano de 2021 Lorena Bueri

O ano de 2021 foi marcado por vários ataques cibernéticos. Empresas grandes como, CVC, Porto Seguro, Lojas Renner, Atento, Serasa Experian e até mesmo o Fecebook e LikendIn, tiveram dados de clientes e úsuarios vazados.

Foram, cerca de, 223 milhões de brasileiros que tiveram seus dados vazados, diz Mario Toews, especialista em segurança da internet em entrevista para Forbs. Também afirma que, apesar da internet ser extramente comum no nosso dia a dia, ainda não são utilizados os meios certos de segurança na hora da navegação.

De acordo com Toews, esses dados são vazados, para serem disponibilizados para empresas que desejam conseguir alguma vantagem no marcado, alguns grupos chegam a disponibilizar essas informações de forma gratuita. Os dados consistem em correios eletrônicos, endereços, nomes completos e até mesmo dados bancários.


Logotipo de Segurança (Foto: Reprodução/ Pexels)


A Forbs, em sua matéria, listou os cinco maiores casos de vazamento de 2021. Já em janeiro, o Serasa Experian sofreu um ataque cibernético, o que causou o vazamento de 200 milhões de pessoas, prejudicando todos esses úsuarios

Em agosto, o alvo de ataques foram as Lojas Renner que ficou com o sistema suspenso por várias horas, atrasando a maior parte das suas operações. O sistema do centro de distribuições ficou caído por pouco tempo, mas o site e aplicativo levaram dias para voltar ao normal.

O terceiro caso foi com a Porto Seguro, em outubro, demorou bastante tempo para normalizar suas atividades após ser vítima de um ataque. No mesmo mês, a CVC levou 12 dias para se restabelecer, e ainda, houve vazamentos de dados.

https://lorena.r7.com/post/Formula-1-passara-por-mudancas-sustentaveis-a-partir-de-2026

https://lorena.r7.com/post/TikTok-ultrapassa-Google-a-lidera-ranking-de-sites-mais-visitados

https://lorena.r7.com/post/Jogos-Hyper-Casual-despontam-durante-periodo-de-pandemia


No último dia de outubro, foi a vez da Atento, devido a um problema causado por ‘ransomware’, o que causou forte vazamento de dados, os autores do ataque, chegaram a oferecer uma proposta para empresa pagar "o resgate" dos dados, mas a Atento se recusou.

 

Foto Destaque: Pessoa nigitando No teclado co Computador (Reprodução/ Pexels)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo