Notícias

Anvisa proíbe circulação de produtos importados da marca Elite devido a risco de salmonela

Com casos de salmonela fora do Brasil, Anvisa proibiu a comercialização, importação e uso de todos os produtos fabricados pela marca e importados pela Rodin Importação Exportação e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda.

14 Mai 2022 - 13h07 | Atualizado em 14 Mai 2022 - 13h07
Anvisa proíbe circulação de produtos importados da marca Elite devido a risco de salmonela  Lorena Bueri

Na última sexta-feira (13), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) proibiu o comércio, distribuição, importação e uso de produtos da marca Elite devido aos riscos de contaminação de salmonela pelos produtos importados pela Rodin Importação Exportação e Comércio de Produtos Alimentícios Ltda.

Também foi publicada a Resolução- RDC Nº1.586 para evitar que todos os produtos -incluindo chocolates, balas, chicletes e biscoitos - da empresa Strauss Elite sejam comercializados, distribuídos ou importados. Obrigando outras empresas que importaram os produtos da marca a realizarem recolhimento dos mesmos. 

A Anvisa levou em consideração o alerta internacional para contaminação de salmonella, no final de abril o governo de Israel proibiu a produção dos produtos da marca Strauss Group devido a testes em uma das fábricas que apresentaram amostras de salmonella.

Na resolução são mencionados os seguintes produtos comercializados nos Brasil:  

Chocolate branco e ao leite para confeitaria; Chicletes sabor limão; Mini barras de chocolate branco e ao leite; Chocolate ao leite com confeitos;Chocolate ao leite com pedaços de amêndoa e avelã; Chocolate ao leite com creme de trufas sabor frutas da floresta; Chocolate mini mix pesek zman e log; Barra de chocolate snap; Barra de chocolate de nozes cremosa; Chocolate bittersweet; Rolo de wafer pesek zman; Chocolate pesek zman ultimate com creme sabor cappuccino.



Produtos (Foto: Reprodução/Anvisa)


Caso identifique um desses produtos em algum estabelecimento a indicação é que o consumidor entre em contato com o estabelecimento para tomar providências. 

A Salmonella Typhimurium é uma espécie de bactéria resistente ao frio e calor, são causadoras de infecções alimentares e salmonelose. Seus principais sintomas são: febre, náuseas, vômitos, diarreia, dor de cabeça e falta de apetite.

Caso semelhante com produtos Kinder

Em 14 de abril, a Anvisa emitiu uma resolução semelhante ao caso da marca Elite, proibindo o comércio, distribuição e importação e uso de produtos da marca Kinder, devido a casos de salmonella registrados no Reino Unido por consumo de produtos da marca. As contaminações por salmonella aconteceram em produtos produzidos na fábrica de Arlon, na Bélgica. 

Em nota, a Ferreiro Brasil informou que o lote de produtos fabricados na Bélgica que estavam em recall internacional não foram distribuídos no Brasil. 

 

Foto destaque: Produtos Elite. Reprodução/Anvisa

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo