Recentes notícias em datas próximas a Páscoa fizeram com que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) tomasse a decisão de recolher os chocolates importados da Kinder no Brasil, por conta das suspeitas de salmonela. A decisão foi tomada nessa quarta-feira (20), tratando-se dos produtos fabricados na Bélgica, especificamente da linha Kinder Choco-Bons Branco.
A Anvisa declarou que essa atitude foi necessária por conta de um lote de importação L343R03 para o mercado brasileiro. Entretanto, todos os lotes fabricados no Brasil pela fabricante Ferrero - responsável pela marca Kinder - não foram afetados. Com isso, a entrada desses ficam suspensas e todas as medidas para evitar que cheguem ao consumidor foram tomadas, mas vale lembrar a importância de avaliar e realizar a leitura das informações do rótulo, é claro.
Seis dias antes, em 14 de abril, a agência já tinha tomado a decisão de proibir a comercialização, importação e uso dos produtos por conta de todo o alerta que havia sido gerado internacionalmente, diversos países tomaram decisões parecidas.
Ovo Kinder (Foto: Reproduçāo/Twitter)
A empresa Ferrero declarou, entretanto, que nāo comercializa os produtos especificados com casos de salmonela no Brasil e que nāo há motivo para alarde. Afirmou também que a empresa nāo mantém relações com a importadora, e todos os produtos da marca, para além dos que houveram contaminações, são seguros para consumo e nāo estão sendo afetados com esse recolhimento.
Na Bélgica, a empresa também passa por problemas no âmbito burocrático, as autoridades do país suspenderam a produção de sua fábrica por conta dos casos de infecção por salmonela em detrimento dos chocolates. Em outros países da Europa, os chocolates foram retirados de mercados após esses problemas e foi feito recall nos produtos oriundos da Bélgica. A Ferrero retirou das prateleiras vários lotes de ovos da linha Kinder Surprise e ainda outros da Espanha, Grā-Bretanha, Irlanda e Estados Unidos.
Foto Destaque: Kinder. Reproduçāo/WallpapersWide