Mas o que é patchwork? Segundo a definição da Wikipédia, a tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. Em geral uma peça em patchwork é composta por três partes: o tampo, o enchimento e o forro. O tampo é a parte de cima, onde os retalhos são costurados uns nos outros.
LFW 2021: Confira os destaques da semana de moda de Londres
Emmy 2021: Confira os looks do tapete vermelho
Influencer Munik Nunes ressurge em grande estilo pós caos
Mais conhecido como "colcha de vó". Está fazendo sucesso como vestuário também. Com o movimento de moda consciente e sustentável ganhando força, a técnica atualmente tem sido usada para além da estética não desperdiçar é um dos objetivos. E o patchwork combina muito bem com a reutilização de sobras de tecido e valoriza o trabalho manual. E não é a primeira vez que a técnica ganha visibilidade, nos anos 70, também foi tenência quando surgiu o movimento de preservação do meio ambiente. O tecido jeans é um dos mais reutilizados.
(Foto: Reprodução/instagram/@paularondon_brand)
E não foi só ASAP Rock que aderiu a tendência. A coleção de Bruna Marquezine e Sasha Meneguel lançada no mês passado com a C&A tem algumas peças que usam a técnica patchwork. A tendência foi vista até em algumas coleções na semana de moda de Londres. Como a coleção da designer Simone Rocha.
Bruna Marquezine (Foto: Reprodução/instagram/@cea_brasil)
(Foto: Reprodução/instagram/@cea_brasil)
É possível adaptar para qualquer peça de roupa, vestido, calça, blusa, biquinis e etc. E também para qualquer tipo de tecido, inclusive o favorito do momento é o jeans. Sendo uma peça bem marcada, é uma aposta bem fashionista.
Foto destaque: modelo da marca Paula Rondon (Reprodução/instagram/@paularondon_brand)