Moda

Alerta tendência: Patchwork é a aposta do movimento sustentável

Para quem achou inusitado a manta que o rapper, ASAP Rock, usou no red carpet do METGala, saiba que ele está seguindo a tendência do patchwork. Saiba mais sobre a técnica ancestral que está bombando no mundo da moda.

21 Set 2021 - 21h00 | Atualizado em 21 Set 2021 - 21h00
Alerta tendência: Patchwork é a aposta do movimento sustentável Lorena Bueri

Mas o que é patchwork? Segundo a definição da Wikipédia, a tradução literal de patchwork é "trabalho com retalho". É uma técnica que une tecidos com uma infinidade de formatos variados. Em geral uma peça em patchwork é composta por três partes: o tampo, o enchimento e o forro. O tampo é a parte de cima, onde os retalhos são costurados uns nos outros.

LFW 2021: Confira os destaques da semana de moda de Londres

Emmy 2021: Confira os looks do tapete vermelho

Influencer Munik Nunes ressurge em grande estilo pós caos

Mais conhecido como "colcha de vó". Está fazendo sucesso como vestuário também. Com o movimento de moda consciente e sustentável ganhando força, a técnica atualmente tem sido usada para além da estética não desperdiçar é um dos objetivos. E o patchwork combina muito bem com a reutilização de sobras de tecido e valoriza o trabalho manual. E não é a primeira vez que a técnica ganha visibilidade, nos anos 70, também foi tenência quando surgiu o movimento de preservação do meio ambiente. O tecido jeans é um dos mais reutilizados.

 


(Foto: Reprodução/instagram/@paularondon_brand)


E não foi só ASAP Rock que aderiu a tendência. A coleção de Bruna Marquezine e Sasha Meneguel lançada no mês passado com a C&A tem algumas peças que usam a técnica patchwork. A tendência foi vista até em algumas coleções na semana de moda de Londres. Como a coleção da designer Simone Rocha.


Bruna Marquezine (Foto: Reprodução/instagram/@cea_brasil)

 

(Foto: Reprodução/instagram/@cea_brasil)


É possível adaptar para qualquer peça de roupa, vestido, calça, blusa, biquinis e etc. E também para qualquer tipo de tecido, inclusive o favorito do momento é o jeans. Sendo uma peça bem marcada, é uma aposta bem fashionista.

 

 

Foto destaque: modelo da marca Paula Rondon (Reprodução/instagram/@paularondon_brand)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo