Beleza

Alergia solar: Sintomas, tratamento e como não deixar ela atrapalhar o seu verão.

Imagina se você descobrir que tem alergia ao sol? Assusta, né. Mas,não se preocupe, aqui vamos explicar o que é a dermatite solar e quais os cuidados que devem ser tomados para que nada abale o seu verão.

07 Jan 2023 - 09h54 | Atualizado em 07 Jan 2023 - 09h54
Alergia solar: Sintomas, tratamento e como não deixar ela atrapalhar o seu verão.  Lorena Bueri

Nesse início de ano é normal que as pessoas pensem no tal “projeto verão”, nas férias escolares e viagens em família, no geral todos buscam um lugar ao sol para se divertir e relaxar. Mas, e se, você for alérgico ao sol, ainda pode curtir o verão?

Primeiro vamos entender o que é a dermatite solar. Este é o termo usado para descrever casos em que a pele apresenta uma irritação após exposição solar, a medicina ainda não chegou a uma conclusão objetiva do que poderia causar a irritação, entretanto, acredita-se que os raios UV (ultravioleta) possam modificar alguma substância na pele gerando uma reação do sistema imunológico, o qual vai entender que tais células são, portanto, corpos estranhos e por isso desencadeia reações alérgicas. A pele fica vermelha, irritada e podem até aparecer bolhas.


Foto: Reprodução/ Site Prontopele


A alergia ao sol é o nome popular para a Erupção Polimórfica Solar (EPS), isso significa que a alergia aparece em formas variadas. Os sintomas mais comuns são pequenas manchas avermelhadas que causam coceira e podem aparecer até 12 horas após a exposição solar ou o aparecimento de bolhas que depois formam áreas vermelhas ressecadas. Estima-se que aproximadamente 10% da população seja atingida pela EPS e é mais comum em mulheres na faixa etária entre 15 e 35 anos.

Caso o indivíduo seja fotossensível, alguns medicamentos podem potencializar o efeito solar na pele, causando queimaduras. É o caso dos antibióticos tetraciclina, doxiciclina, alguns antifúngicos e do suco do limão, o qual pode deixar manchas na pele.

Respondendo à pergunta inicial, sim. Mesmo com a EPS, é possível aproveitar o sol, desde que sejam tomadas algumas precauções como:

  • Usar roupas com proteção UV;
  • Dê preferência ao protetor solar FPS 50+;
  • Certifique-se de que o protetor oferece proteção contra raios UVA longos;
  • Reaplique o protetor a cada 2h;
  • Se puder, evite exposição solar entre 11h e 16h.

E importante observar que os cuidados acima se aplicam também a todas as pessoas, com qualquer tipo de pele, pois o excesso de exposição solar, principalmente nos horários errados, podem desencadear diversos problemas. Para quem tem a dermatite solar, já existem protetores específicos para esse tipo de pele no mercado e a boa notícia é que, embora incômoda, os sinais da EPS desaparecem e não deixam cicatrizes. Na dúvida, procure um dermatologista.

 

Foto Destaque: Reprodução/ Site Lojaadcos

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo