Cinema/TV

Alec Baldwin dispara arma cenográfica no set de ‘Rust’ e acaba matando diretora de fotografia

Alec Baldwin disparou acidentalmente com uma arma cenográfica nos sets de filmagem do filme "Rust" e acabou ocasionando a morte de Halyna Hutchins. Joel Souza ficou ferido.

22 Out 2021 - 17h03 | Atualizado em 22 Out 2021 - 17h03
Alec Baldwin dispara arma cenográfica no set de ‘Rust’ e acaba matando diretora de fotografia Lorena Bueri

O ator norte-americano Alec Baldwin disparou acidentalmente uma arma cenográfica no set de gravações do longa-metragem “Rust” e acabou matando Halyna Hutchins, diretora de fotografia, e deixando o diretor Joel Souza ferido. De acordo com o gabinete do xerife do condado de Santa Fé o incidente ocorreu na última quinta-feira (21) no Rancho de Bonanza Creek, estado americano do Novo México.

"O gabinete confirma que os dois indivíduos baleados no set de 'Rust' foram a diretora de fotografia Halyna Hutchins, 42, e o diretor do filme, Joel Souza, 48, atingidos quando uma arma cenográfica foi disparada pelo ator e produtor Alec Baldwin", diz o comunicado oficial emitido.

Documentário sobre a luta de Selma Blair contra a esclerose múltipla ganha data de estreia

Ruby Rose relata abusos durante filmagens de ‘Batwoman’

Jason Momoa fará cirurgia por ferimento ocorrido nas filmagens de ‘Aquaman 2’

A informação também foi confirmada pela Guilda Internacional de Diretores de Fotografia: "Recebemos notícias devastadoras, nesta noite, que uma de nossa integrantes, Halyna Hutchins, a diretora de fotografia de uma produção chamada Rust, no Novo México, morreu por lesões que enfrentou no set", afirmaram em nota John Lindley e Rebecca Rhine, presidente e diretora executiva da Guilda.

Halyna, que tinha 42 anos, foi socorrida e levada de helicóptero para o hospital da Universidade do Novo México, em Albuquerque, onde não resistiu. Joel, de 48 anos, foi atingido no ombro e levado de ambulância para o centro médico St. Vincent, em Santa Fé, onde recebeu atendimento e se recupera das lesões provenientes do disparo.

Hutchins era formada desde 2015 pelo Instituto de Cinema Americano e trabalhou em diversos curtas-metragens antes de trabalhar em Archenemy (2020), ao lado de Joe Manganiello. No ano de 2019, Halyna foi considerada uma “estrela em ascenção” pela revista American Cinematographer.


 Halyna Hutchins nos bastidores de "Rust" (Reprodução/Instagram)


Alec Baldwin, de 63 anos, é um ator experiente e multipremiado que atua desde a década de 1980. O ator e produtor de “Rust” está abalado e colaborando com as autoridades necessárias. Ele disse em seu Twitter que a morte foi um trágico acidente e continuou:  "Estou cooperando totalmente com a investigação policial para resolver como essa tragédia ocorreu".

"Não há palavras para expressar meu choque e tristeza em relação ao trágico acidente que tirou a vida de Halyna Hutchins, esposa, mãe e nossa colega profundamente admirada", comentou ele. "Estou em contato com o marido dela, oferecendo meu apoio a ele e sua família. Meu coração está partido por seu marido, seu filho e por todos que conheciam e amavam Halyna." Após prestar depoimento, Alec foi visto chorando ao lado de fora da delegacia. Segundo o site Deadline, ele foi liberado depois de depor.


Alec Baldwin do lado de fora da delegacia onde prestrou depoimento (Foto: Reprodução/ Jim Weber/ The New Mexican)


Depois do disparo acidental, segundo uma testemunha revelou ao portal Showbiz 411, o ator teria questionado o porquê havia recebido uma “arma quente”, ou seja, uma arma com munições reais dentro e afirma nunca ter segurado em uma similar antes.

Posterior à morte, Alec deletou de suas redes sociais a foto em que aparecia nos sets de gravação com uma mancha de sangue em sua blusa. Mesmo assim seus fãs e admiradores encheram o seu perfil com mensagens de apoio. "Fique firme, não foi sua culpa", "foi um acidente, não ligue para comentários negativos" foram algumas delas.

Inicialmente, a produção de “Rust” havia informado que se usavam balas de festim nas cenas, artefato comum no mundo cinematográfico para atingir uma maior veracidade. A principal diferença de estrutura entre uma bala de festim e uma bala convencional é o cartucho cinematográfico não possuir o projétil na ponta, como as convencionais possuem.


Gráfico que mostra a diferença estrutural entre uma bala convencional e uma de festim (Foto: Reprodução/G1)


Um conjunto de estruturas tornam uma bala letal. Quando uma arma dispara, a espoleta solta uma fagulha que faz com que o propelente queime e libere gases em alta temperatura, empurrando o projétil. No caso das balas de festim, o cartucho onde fica o projétil está vazio ou possui algum material não-letal como algodão ou papel. Mesmo assim, essas armas ainda são perigosas pois soltam detritos quando disparadas, podendo queimar ou ferir quem estiver nas proximidades.

“Rust” conta a história de Harland Rust (Baldwin), um fora-da-lei que tem sua cabeça posta a prêmio durante anos. Quando Lucas (Brady Noon), seu neto distante de apenas 13 anos, é condenado à morte por um assassinato acidental, Rust viaja para o Kansas para fugir com ele da prisão. Juntos os dois precisam escapar de U.S. Marshal Wood Helm (Jensen Ackles) e do caçador de recompensas Fenton “Preacher” Lang (Travis Fimmel) que os perseguem.

Foto destaque: Alec Baldwin nas gravações de “Rust”. Reprodução/Instagram

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo