Bem Estar

A importância do falar

Vamos refletir juntos sobre desabafar? Dividir os sentimento e emoções é fundamental para o bem estar mental e físico. Falar causa alivio e evita problemas maiores em longo prazo.

17 Jan 2021 - 03h28 | Atualizado em 17 Jan 2021 - 03h28
A importância do falar Lorena Bueri

Certo dia li em uma dessas postagens das redes sociais a frase que “ansiedade é o barulho de tudo o que a gente silencia”. Ainda que não concorde completamente com ela, por acreditar que a ansiedade possa também ter outras raízes, ela levou a uma importante reflexão e que vem de encontro ao momento em que vivemos: falar, expor, desabafar é indispensável para manter o bem estar.

Leia mais: Coronavírus e a sociedade do futuro


(Foto: Reprodução / Pexels)


Desse modo, ao longo do último ano em especial, diversos foram os casos que vieram a público de relacionamentos abusivos. Mas como eles chegaram até nós? Através da exposição, do desabafo de pessoas que não aguentavam mais se submeter a determinadas situações. Assim, nesse sentido,  se encaixa a importância do falar no momento atual. Pois diante de um primeiro desabafo, muitos outros também aconteceram.

Nesses casos, a fala veio como uma libertação e também um pedido de socorro. Ou seja, falar e expor foram às formas encontradas de não recair ao relacionamento. Porém, o falar pode ser visto como libertador em muitos outros contextos. Afinal, assim como a alegria compartilhada é dobrada, o sofrimento dividido é amenizado.

Então, tenha sim o hábito de falar sobre o que sente e como se sente. Não deixem as palavras não ditas sufocar. Claro, é preciso saber o que é dito e a quem é dito, empatia também é necessária. No entanto, não crie em você a ansiedade daquilo que não falou.

Além disso, desabafar ajuda a manter a saúde mental. Falar sobre os sentimentos auxilia a liberar dos pensamentos aquilo que pode não estar fazendo bem.

Inclusive, de acordo com psicólogos, desabafar trás alivio para a mente, pois guardar tudo para si, em um prazo maior, pode resultar até mesmo em desencadear doenças como a depressão. Portanto, em diversos contextos, o falar, o dividir o que se sente é algo libertador.

(Foto destaque: A importância do falar. Reprodução / Pexels)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo