Bem Estar

A importância da Vitamina D para sua saúde

Caminhar pela praia ou pela calçada "tomando sol" durante o dia e o final da tarde pode auxiliar no seu organismo. Isso porque a Vitamina D é um dos principais suportes para nossa estrutura óssea. Além do sol, alguns alimentos também contém a vitami

11 Dez 2020 - 13h39 | Atualizado em 11 Dez 2020 - 13h39
A importância da Vitamina D para sua saúde Lorena Bueri

Nesse período pandêmico, sair de casa ficou cada vez mais complicado. E não é para menos: para evitar o contágio do coronavírus, o aconselhável é ficar realmente em nossas residências. Porém, grande parte do tempo dentro de casa pode ocasionar a perda de algumas vitaminas. Uma delas é a Vitamina D, essencial para o nosso corpo.

Devido a forma de obtenção da Vitamina D ser principalmente pelos raios solares, a rotina dos brasileiros cada vez mais corrida muitas vezes impossibilita a reserva de alguns minutos para “pegar sol”. Especialmente durante a pandemia, muitos que tinham esse raro costume de caminhar na parte da manhã, tiveram que se adaptar em suas próprias casas. Estima-se de 50% da população mundial não tomam sol, devido passarem boa parte do tempo em ambientes fechados.

Leia mais: Vitamina D no combate contra covid-19


salmão, alimentação, vitamina D O consumo do salmão frequentemente auxilia na ingestão de Vitamina D no corpo. (Foto: Reprodução/Pixabay)


Independente do momento, a Vitamina D merece sua atenção. Além de muitos benéficos físicos, como o fortalecimento muscular e da composição óssea humana, a Vitamina D também auxilia numa melhora qualidade de vida, evitando doenças e aumentando o vigor.

A Vitamina D se divide em dois tipos principais. A Vitamina D2 é aquela encontrada principalmente em alimentos como o salmão, sardinha, óleo de fígado de bacalhau (suplemento popular), no atum, em gemas de ovos e muitos outros. Já a Vitamina D3 é aquela produzida na pele, que obtemos principalmente por ficarmos expostos aos raios solares, sendo a principal forma de adquirir tal vitamina.

A Vitamina D auxilia a absorção de cálcio pelo corpo, o que, consequentemente, fortalece os ossos, ajudando no equilíbrio e também na estrutura dos tecidos ósseos, deixando-os mais fortes. O cálcio no corpo humano evita problemas como osteoporose (diminuição progressiva óssea e aumento do risco de fraturas).

Além do fortalecimento dos ossos, a Vitamina D auxilia os níveis de fósforo no corpo, presentes em todas as membranas celulares, dando maior solidez aos ossos e participando do metabolismo dos glicídios, favorecendo a contração muscular. Para os amantes de esportes físicos, a Vitamina D auxilia na capacidade de ganho de massa muscular.

Sem contar com os benefícios cardiovasculares, que também são auxiliados pelas contrações, facilitando assim, o trabalho do coração em bombear sangue da maneira correta. Já pelo lado da saúde mental, a Vitamina D tem um importante papel.

O sistema nervoso é afetado diretamente pela absorção da Vitamina D. Tal vitamina ajuda no controle das emoções. Estudo publicado no Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine, mostrou que a falta de Vitamina D aumenta em 75% as chances de depressão naqueles que não tem o hábito de ingerir.

 

(Foto destaque: Hábito de "tomar sol" auxilia todo seu organismo. Foto: Repdoução/Pixabay)

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo