Bem Estar

5 cuidados com a pele durante o tempo seco

Com o tempo seco e o alto índice de poluição nessa época do ano, a nossa pele pede cuidado redobrado. Confira as 5 dicas mais valiosas para manter a hidratação em dia.

29 Ago 2021 - 10h00 | Atualizado em 29 Ago 2021 - 10h00
5 cuidados com a pele durante o tempo seco Lorena Bueri

Nessa época do ano é muito comum a ausência de chuvas, que ocasiona o tempo seco e a baixa umidade do ar, por isso é natural que apareçam problemas de saúde respiratórios e dermatites. Quando o assunto é pele, quanto mais hidratada ela é, mais bonita ela fica, só que o desafio da hidratação aumenta com a chegada do inverno, já que a pele tem mais dificuldade em manter sua umidade ideal. Por isso, continue a leitura para saber como manter esses cuidados durante essa mudança climática.

Evite banhos quentes

O banho quente é muito reconfortante quando você precisa relaxar, mas é um dos vilões contra a saúde da pele. Devido à temperatura da água ser muito quente a oleosidade natural é retirada.  Segundo Maria Cecilia Rivitti da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o banho “Deverá  ser rápido e com água fria. Nos primeiros três minutos após o banho, aplique um hidratante que contenha emolientes e ceramidas.”

Hidratante labial

É bem comum ter os lábios rachados durante o tempo seco, isso acontece porque o tecido da nossa boca possui uma camada mais sensível de queratina, por isso ela precisa de um cuidado especial. É importante o uso do hidratante labial no dia-a-dia para evitar o ressecamento e lesões. Mas se já possuir a boca lesionada, a dica caseira e barata é o mel! Por ser rico em açúcar ele ajuda na hidratação e cicatrização da fissura.

Protetor Solar

A dica óbvia e sempre necessária. A exposição ao sol em excesso pode ser um fator prejudicial em longo prazo, além de potencializar o ressecamento da pele, ele pode causar queimaduras, manchas e até câncer. Por isso é importante criar o hábito de tornar o protetor solar um item indispensável dentro da sua nécessaire, para que assim você possa reaplicá-lo ao longo do dia.


Protetor solar garante proteção e hidratação no dia-a-dia. (Foto: Envalato Elements)


Hidratante Corporal

O primeiro passo para escolher o hidratante perfeito para você, é observar o seu tipo de pele, se ela é seca, mista ou oleosa. Depois, invista em hidratantes que possuem emolientes como, por exemplo, a vitamina E, a manteiga de karité que promove elasticidade e o óleo de uva que deixa a pele super umectante. A dica de ouro é hidratar assim que sair do banho com o corpo ainda úmido, isso faz com que a absorção seja mais rápida. 

https://lorena.r7.com/post/Covid-19-Nova-vacina-da-China-tem-eficacia-em-casos-graves

https://lorena.r7.com/post/Startup-desenvolve-no-tomate-que-permite-tratamento-do-colesterol-ruim

https://lorena.r7.com/post/Gratuito-Pare-de-fumar-em-tratamento-de-excelencia

Alimentação

Outro fator que conta para uma pele mais saudável e hidratada, é a alimentação rica em antioxidante como frutas, principalmente as cítricas que são fontes de vitamina C, responsável pela produção de colágeno. São frutas como: laranja, limão, maracujá, abacaxi e acerola.

Alimento como a chia e a linhaça são ricos em ômega -3, que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios.  Além disso, uma forma de hidratar de dentro para fora é tomar bastante água de maneira regular, isso vai fazer com que você forneça nutrientes para as células e mantenha a umidade da sua pele.

É importante manter a atenção e todos os cuidados em dia, já que não se trata apenas de preocupação estética, porque pequenos problemas que surgem na pele, podem começar a dar indícios de problemas maiores. Por isso sempre consulte um dermatologista. 

Foto destaque: 5 cuidados com a pele durante o tempo seco. Reprodução: Getty Images

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo