Saúde

40% da população mundial sofre com algum tipo de alergia, aponta OMS

Entre os principais motivos para alergia estão o contato com os animais, certas comidas, medicamentos e insetos. Cuidados como não se automedicar, procurar ajuda com a presença de sintomas e dieta de exclusão são essenciais.

04 Jul 2023 - 21h45 | Atualizado em 04 Jul 2023 - 21h45
40% da população mundial sofre com algum tipo de alergia, aponta OMS Lorena Bueri

Os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) demonstram que 40% da população sofrem com algum tipo de alergia, e, nas estações de outono e inverno, doenças respiratórias de causas alérgicas se tornam ainda mais frequentes, incluindo rinite, sinusite e asma. Com o inverno iniciado no Brasil em 21 de junho e com duração até 23 de setembro, o alerta fica para o aumento dos sintomas dessas enfermidades e a busca por atendimento médico.


Temperatura marcando 10° e um homem de casaco. (Reprodução: Marcelo Machado/AgênciaBrasil)


Tipos de alergia 

A reação alérgica  consiste no contato do organismo com substâncias. Entre os tipos de alergia, eles podem ser motivados por animais, comidas, medicamentos e insetos. 

Para a alergia respiratória, situações como o contato com os pelos dos animais (com as proteínas das glândulas salivares, sudoríparas e sebáceas que fixam no pelo do animal), mofo, pólen das flores e a presença de ácaros podem causar esse tipo de reação alérgica. 

Com a alergia de insetos, certas pessoas com alergia podem apresentar sintomas após a picada de animais, incluindo abelhas, formigas, marimbondos e vespas através de substâncias nocivas.

Principais sintomas

Conforme a Unimed, os principais sintomas incluem inchaço, irritação cutânea causada por alimentos, coceira e a presença de inflamações na pele com a presença de bolhas e feridas. Outros sinais como vômitos, dores no abdômen e diarreia estão presentes no aparelho gastrointestinal.

No quesito respiração, coceira, coriza, dor no peito, espirro,  sentimento de garganta fechada e tosse seca atuam como os principais sintomas. 

Como evitar alergias cuidando do ambiente e com dieta de exclusão

Conforme estudos da Unicamp, com material baseado no IV Congresso Brasileiro sobre Rinites de 2017, algumas medidas são essenciais para evitar alergias cuidando do ambiente. Entre as atitudes, é importante que a casa receba uma boa ventilação e tenha contato com a luz do dia, os colchões e travesseiros devem ser cobertos com capas impermeáveis.

Entre os itens para evitar, o uso de tapetes, cortinas, carpetes, umidificadores e o acúmulo de livros, brinquedos e outros materiais que acumulam poeira no quarto são algumas atitudes fundamentais para o combate das alergias que afetam quase a metade da população mundial.

Para alergias de alimentos, evitar o contato com o produto é uma das formas de prevenção e tratamento, com uma dieta de exclusão para tratar a situação. 

Para a picada de insetos, é fundamental buscar auxílio médico especializado, além da imunoterapia, que consiste na vacinação para a alergia. 

No caso da alergia com medicamentos, a principal atitude para evitar a reação é não se automedicar, caso contrário complicações podem surgir por alergia a determinado medicamento.

Post destaque: Alergia. Reprodução: Google/Licença Creative Commons

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo