Nesta terça-feira (15), a apresentadora Thaynara Oliveira Gomes, a famosa Thaynara OG, de 29 anos, tomou a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Maranhão. Ela, que também é influenciadora digital, compartilhou o momento com os seus seguidores através dos stories no Instagram.
O governador Flávio Dino (PCdoB) anunciou uma campanha de vacinação massiva contra o coronavírus na última quinta-feira (10) para pessoas a partir dos 29 anos no estado. A iniciativa chamou a atenção por conter a temática de uma tradicional festa junina, que ficou conhecida como 'arraial da vacinação'.
Thaynara OG divertiu os fãs ao mostrar o look escolhido para receber o imunizante. A maranhense usou uma camiseta com a figura de um jacaré, ironizando falas do presidente Jair Messias Bolsonaro, com um trecho da música ‘Jacaré Poiô’.
Thaynara OG, aos 29 anos, recebeu a primeira dose do imunizante contra a Covid-19. (Foto: Reprodução/UOL)
Aos 29 anos, Thaynara OG faz parte do grupo que está autorizado a receber a primeira dose do imunizante desde ontem no estado do Maranhão. Ela também apareceu usando máscara no vídeo compartilhado em suas redes sociais.
Domingos Fraga, diretor de jornalismo da Record TV, morre aos 62 anos, vítima da Covid-19
Lívia Andrade é vacinada contra a Covid-19 nos EUA
Thaynara OG e Gustavo Mioto reatam namoro
Com lágrimas nos olhos, a influenciadora se emocionou ao comemorar o fato de já estar vacinada, sem comorbidades, enquanto diversos estados do Brasil ainda estão vacinando pessoas na faixa dos 50 anos. Thaynara OG compartilhou ainda o sentimento de gratidão e de esperança por dias melhores.
"Eu estou até emocionada, eu não acredito que eu estou vacinada. Orgulho de ser de um país de primeiro mundo e tão desenvolvido como o Maranhão", brincou Thaynara, que completou: "Eu estava ansiosa para falar essa frase: Estou pronta para virar jacaré. Nunca tive medo porque aqui no Maranhão, desde criança, eu canto 'Eu sou jacaré poiô'".
“Nunca tive medo de virar jacaré, porque como uma boa maranhense, canto com orgulho desde pequena que sou jacaré poiô! O sentimento é de alegria, um pouco de alívio e esperança! Passou um filme na cabeça que me fez lembrar de toda tensão, angústia e perdas que sofremos ao longo dos últimos meses", escreveu.
"Hoje tomei a primeira dose, por idade, da vacina contra a Covid-19 em São Luís-MA! E pela primeira vez senti a confiança de que vamos passar por isso e superar esse momento de tanta dor! Eu desejo que logo logo todos possam sentir essa esperança que sinto hoje de dias melhores. Desejo que o mais rápido possível todos possam estar vacinados e protegidos!".
Finalizando, Thaynara OG ainda elogiou a sua cidade natal, São Luís, capital do Maranhão.
"Por fim, como sempre exalto todo meu orgulho por ser maranhense e tudo de bom que nós temos, sinto a necessidade de também registrar quão orgulhosa e alegre eu me sinto por nossa terra ser uma referência em termos de vacinação! Por favor, vacinem-se e cuidem-se! E lembrem que a MELHOR VACINA é a que chega PRIMEIRO em seu braço!", concluiu.
Thaynara OG. (Foto: Reprodução/UOL)
São Luís se torna a primeira capital a vacinar pessoas abaixo de 30 anos sem comorbidades contra a Covid-19
Além da capital maranhense, outros quatro municípios da Grande Ilha começaram a vacinar pessoas com 29 anos ou mais desde a última sexta-feira (11). Desde o início da campanha de imunização, São Luís já aplicou mais de meio milhão de doses de vacina.
São Luís se tornou inclusive, a primeira capital do país a vacinar pessoas abaixo dos 30 anos, sem comorbidades, contra a Covid-19. Os dados são de um levantamento do G1, foi feito com base em dados divulgados do calendário de vacinação das 26 capitais e do Distrito Federal.
Mutirão da vacinação
Desde maio, São Luís iniciou um mutirão de vacinação contra a Covid-19, após a confirmação de seis casos da variante indiana em tripulantes do navio MV Shandong da Zhi, atracado na costa maranhense.
Por conta de complicações no estado de saúde de um dos tripulantes de 54 anos, ele precisou ser internado em um hospital da rede privada de São Luís. Os outros, seguiram em quarentena no navio. Segundo o governo do Maranhão, não houve transmissão local da variante no estado.
Após a confirmação dos casos, o Ministério da Saúde enviou 300 mil doses extras de vacinas Astrazeneca/Oxford, do que estava previsto inicialmente no Plano Nacional de Imunização (PNI). Todas as doses foram destinadas aos quatro municípios da Grande Ilha.
Com isso, a cobertura vacinal foi ampliada em São Luís. O aumento na procura pelas doses e a abertura de novos públicos-alvo, foram abertos novos pontos de vacinação na capital. Até o momento, o município possui nove locais de vacinação espalhados em toda a capital maranhense.
Outro ponto é que a população em cada faixa etária é diferente em cada capital do país. Em São Luís, por exemplo, o grupo de pessoas acima de 30 anos não é o maior. Segundo o Censo 2010 do IBGE, a maior parte da população da capital maranhense está na faixa etária entre 29 e 20 anos de idade, onde a vacinação ainda está no início.
Vacinação em São Luís
A campanha de vacinação contra a Covid-19 segue normalmente. Abaixo, o R7 reuniu quem poderá se vacinar e os locais de vacinação. Confira:
1ª dose para pessoas em geral com 29 e 28 anos cadastradas na Plataforma Vacina São Luís
- Locais de vacinação:
Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae; - Drive-thru do Shopping da Ilha
- Drive-thru da UEMA
- Centro de Vacinação da UEMA
- Centro de Vacinação da UNDB
- Drive-thru do Ceuma, no Renascença
- Centro de Convenções da UFMA
- Drive-thru da UFMA
- Centro de Vacinação do SENAI, na BR-135
- Horários: 8h às 18h
- Centro de Convenções da UFMA
- Drive-thru da UFMA
- Centro de Vacinação do SENAI, na BR-135
- Centro de Vacinação da UEMA
- Horários: 8h às 20h
Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae; - Drive-thru do Shopping da Ilha
- Drive-thru da UEMA
- Centro de Vacinação da UNDB
- Drive-thru do Ceuma, no Renascença
- Obs: Pela manhã se vacinam os nascidos de janeiro a junho; e pela tarde, os nascidos de julho a dezembro
- Documentos: Documento oficial com foto e comprovante de residência.
São Luís anuncia calendário de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 23 e 22 anos
Novos públicos devem ser vacinados a partir desta quinta-feira (17).
A Prefeitura de São Luís anunciou nesta quarta-feira (16), um novo calendário de vacinação contra a Covid-19 para pessoas com 23 e 22 anos, já cadastradas na plataforma Vacina São Luís.
Veja abaixo o calendário de vacinação.
- Quinta-feira (17/06): pessoas de 23 anos
- Sexta-feira (18/06): pessoas de 22 anos
Horário
- Em todos os dias, nascidos de janeiro a junho vacinam pela manhã, e nascidos de julho a dezembro, à tarde.
Locais de vacinação
Horário - das 8h às 20h
- Centro Municipal de Vacinação – Multicenter Sebrae
- Centro Municipal de Vacinação – UNDB (Ginásio)
- Drive-thru - Espaço Reserva (ao lado do Shopping da Ilha)
- Drive-thru - Uema
- Centro de Vacinação da Uema
- Drive-thru Ceuma Renascença (entrada pela Via Expressa)
- Pontos de vacinação das 8h às 18h
- Centro Municipal de Vacinação - UFMA
- Drive-thru - UFMA
- Centro de Vacinação Senai BR-135
Documentação necessária
Para o grupo dentro dessa faixa etária, é necessário apresentar um documento com foto e comprovante de residência.
(Foto destaque: Thaynara OG toma a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no Maranhão. Reprodução/Instagram)