Saúde

Prefeitura do Rio volta atrás em flexibilização de uso de máscaras em academias

Secretaria Estadual de Saúde proíbe pessoas sem máscaras em academias de ginástica e piscinas; prefeitura do Rio de Janeiro volta atrás em sua decisão e aguarda nova autorização para decreto entrar em vigor.

17 Nov 2021 - 15h35 | Atualizado em 17 Nov 2021 - 15h35
Prefeitura do Rio volta atrás em flexibilização de uso de máscaras em academias Lorena Bueri

Novas medidas de flexibilizações estão começando a ser tomadas em algumas cidades do Brasil, após baixos registros de casos de Covid-19, segundo dados do Ministério da Saúde. A prefeitura do Rio de Janeiro publicou na manhã desta quarta-feira (17), um decreto informando que deixou de ser obrigatório o uso de máscaras para pessoas com o sistema vacinal completo que estiverem em locais como centros de treinamento e de condicionamento físico, academias de ginástica, piscina e pistas de patinação. Porém , foi mantida a obrigatoriedade pela secretaria estaudal de saúde, e a Justiça determina que a medida mais restritiva prevalece. Por isso horas depois da publicação do ato normativo, a própria prefeitura admitiu que apenas após autorização do governo estadual o decreto entrarrá em vigor.

O ato normativo pontuava que a exigência da imunização diz respeito a pessoas com dose única ou segunda dose na faixa etária de 15 a 59 anos, além da obrigatoriedade da terceira dose para idosos acima de 60 anos. 


Decreto da prefeitura do Rio. (Foto: Reprodução/ Diário Oficial)


Máscaras em locais públicos

Na última sexta-feira (12), a prefeitura do Rio manteve a exigência em ambientes fechados e nos transportes públicos, do uso de máscaras, mas todas as demais regras contra a doença foram suspensas na cidade. 

Por determinação do decreto, os cariocas são obrigados a usar máscara em quaisquer lugares fechados. Resoluções conjuntas entre município e estado e medidas restritivas adotadas anteriormente foram revogadas. Segue sendo necessária a apresentação do passaporte da vacina para alguns estabelecimentos fechados.

 

https://lorena.r7.com/colunista/Lili-Bustilho/post/Auxilio-Brasil-comeca-a-ser-pago-nesta-quarta-veja-calendario

https://lorena.r7.com/colunista/Lili-Bustilho/post/Golpe-do-PIX-hackers-contam-como-enganam-vitimas-saiba-como-se-proteger

https://lorena.r7.com/colunista/Lili-Bustilho/post/Mae-de-Marilia-Mendonca-denuncia-golpe-de-perfil-falso-com-seu-nome-pedindo-dinheiro


Em áreas abertas, máscaras liberadas

Há pouco mais de quinze dia, uma resolução foi publicada pela Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro regulamentando a lei que liberou o uso de máscaras, na capital, em locais abertos. Desta maneira usar máscaras em áreas abertas nas cidades que estivessem sob risco muito baixo, baixo ou moderado para a Covid-19 já havia deixado de ser necessário. Outro ponto seria a imunização em 75% das pessoas com 12 anos ou mais e/ou 65% do total da população.

De acordo com o mapa epidemiológico, o município do Rio de Janeiro preenche os dois requisitos e por isso permitiu em áreas sem aglomeração e abertas a liberação do uso de máscaras.

 

Foto Destaque: Uso de máscaras voltou a ser exigido em academias. Reprodução/José Cruz/Agência Brasil.

 

Lorena Bueri CEO, Lorena Bueri, madrinha perola negra lorena bueri, lorena power couple, lorena bueri paparazzi, Lorena R7, Lorena Bueri Revista Sexy, Lorena A Fazenda, Lorena afazenda, lorena bueri sensual, lorena gata do paulistão, lorena bueri gata do paulistão, lorena sexy, diego cristo, diego a fazenda, diego cristo afazendo