Até o momento, a Ucrânia já teve cerca de US$ 564,9 bilhões de prejuízos no que diz respeito à prédios, casas, estradas, economia e diversos outros fatores, de acordo com a ministra da Economia ucraniana, Yulia Svyrydenko, em um comunicado online, nesta segunda-feira (28).
Ela disse que os combates causaram um dano de oito mil quilômetros nas estradas e mais de 10 milhões de metros quadrados em diversas moradias. A Organização das Nações Unidas (ONU) pontuou que o número de civis que foram mortos desde o início do conflito já ultrapassa 1100.
Apesar de não estar presenciando ataques em seu território, a Rússia também vem sofrendo com prejuízos financeiros desde o início da guerra. Conforme o secretário-geral da aliança, Jens Stoltenberg, as diversas sanções que estão sendo constantemente aplicadas por países aliados à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) tem "ferido a máquina de guerra do país".
Shopping Center destruído em Kiev, após ataque russo. (Foto: Reprodução/Reuters/CNN)
O porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov, também se pronunciou sobre as sanções impostas ao país e ressaltou que esse bloqueio está colocando o país em uma situação complicada, do ponto de vista financeiro.
"Estamos sofrendo um impacto de choque agora e há consequências negativas, de uma guerra econômica nunca vista antes, mas elas serão minimizadas”, disse.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, afirmou que o grande problema da situação está nos Estados Unidos, que segundo ele, tenta sempre se sobressair.
“O que os americanos querem é um mundo unipolar que não seja como uma aldeia global, mas como uma aldeia americana — ou talvez como um saloon, onde você sabe que o mais forte dá as ordens”, afirmou.
Além das diversas sanções já impostas, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, aumentou a pressão econômica e anunciou junto à presidente da União Europeia, Ursula von der Leyen, uma força tarefa para reduzir a dependência de petróleo e gás russo, visto que a Rússia é a maior fornecedora de petróleo do planeta.
Foto destaque: Residência destruída após ataque de foguete em Kiev. Reprodução/Anastasia Vlasova/Getty Images/CNN