Esportes

GP da Bélgica: chuva paralisa a prova, Max Verstappen ganha sem dar uma volta e encosta em Hamilton na liderança

Fórmula 1: GP da Bélgica foi marcado por chuva intensa que fez com que a prova fosse encerrada, dando a vitória para Max Verstappen sem o mesmo ter dado uma volta sequer. George Russell e Lewis Hamilton completaram o pódio.

3 min de leitura
01 Set 2021 - 20h25 | Atulizado em 01 Set 2021 - 20h25

No último domingo (29), no GP da Bélgica, que era muito esperado após a classificação inesperada de George Russell garantindo a segunda colocação no grid ao lado de Max Verstappen, pole position, mas as expectativas não foram concretizadas. Isso por que devido a uma forte chuva no circuito de Spa-Francorchamps a prova teve que ser paralisada por mais de três horas e a Fórmula 1 optou por interromper a corrida após duas largadas e apenas uma volta válida. A vitória do GP belga foi de Verstappen, com apenas uma volta. Russell conquistou seu primeiro pódio na carreira, ficando em segundo e Lewis Hamilton ficou no lugar mais baixo do pódio.


Max Verstappen, George Russell e Lewis Hamilton no pódio do GP da Bélgica. Foto: Reprodução/Dan Mullan/Getty ImagesMax Verstappen, George Russell e Lewis Hamilton no pódio do GP da Bélgica. Foto: Reprodução/Dan Mullan/Getty Images


A chuva na região de onde ocorreu o circuito que se mantinha desde sexta-feira piorou no dia da prova, fazendo com que o GP fosse atrasado em 30 minutos. Depois de três voltas de alinhamento, a primeira largada foi feita com o carro de segurança na pista, mas com as reclamações dos pilotos sobre a dificuldade para enxergar fez com que a direção da prova usasse a bandeira vermelha.

https://lorena.r7.com/colunista/Andre-Luiz/post/Nike-Space-Jam-investimentos-Entenda-a-fortuna-do-astro-LeBron-James

https://lorena.r7.com/colunista/Andre-Luiz/post/Perdas-inesperadas-Ligas-europeias-nao-liberam-jogadores-a-selecao-brasileira

https://lorena.r7.com/colunista/Andre-Luiz/post/Caso-Cristiano-Ronaldo-Agente-do-craque-se-encontra-com-dirigentes-da-Juventus

A princípio era previsto a paralisação durar 20 minutos como havia informado a Fórmula 1, porém a paralisação durou por três horas. Porém o tempo limite para a realização de um GP são de quatro horas em caso de bandeira vermelha, reduzido no fim de 2020. Com a chuva diminuindo, houve uma nova tentativa com o cronometro em contagem regressiva de uma hora. A largada foi feita com o carro de segurança, mas as condições do clima voltaram a piorar e a bandeira vermelha foi acionada pela segunda vez. Faltando 30 minutos para o fim da contagem, a F1 informou que a corrida não seria concluída.


O GP da Bélgica da F1 2021 teve somente uma volta disputada e foi atrás do safety-car por causa da chuva. Foto: Reprodução/Lars Baron/Getty ImagesO GP da Bélgica da F1 2021 teve somente uma volta disputada e foi atrás do safety-car por causa da chuva. Foto: Reprodução/Lars Baron/Getty Images


O GP da Bélgica foi a sexta vitória de Max Verstappen no ano. Com metade da pontuação computada, tendo em visto que menos de 75% da prova foi realizada, o holandês levou apenas 12,5 pontos. Russell conquistou nove pontos e Hamilton 7,5. Sendo assim, o piloto da Mercedes se mantém na liderança da competição com 202,5 pontos contra o rival com 199,5.

Confira o que os três pilotos que conquistaram o pódio falaram sobre a atípica corrida:

Max Verstappen: "É uma vitória, mas não é como você quer vencer. Acho que o crédito vai para os fãs que ficaram aqui nestas condições de chuva".

George Russell: "Em primeiro lugar, quero pedir desculpas aos fãs pela chuva e agradecer por ficarem conosco hoje. Toda a equipe merece. Nem sempre fomos recompensados pelo nosso trabalho árduo, mas aqui estamos no pódio".

Lewis Hamilton: "Os fãs têm sido incríveis em ficar aqui conosco... Você realmente não conseguia ver cinco metros à sua frente... É uma pena, porque eu queria correr".

A décima terceira etapa da temporada 2021 da Fórmula 1 acontecerá no próximo domingo, no dia 5 de setembro, no GP da Holanda, no Circuito de Zandvoort. A prova em solo holandês será a segunda de uma rodada tripla que terminará no GP da Itália, no Circuito de Monza.

 

 

(Foto destaque:GP da Bélgica: chuva paralisa a prova, Max Verstappen ganha sem dar uma volta e encosta em Hamilton na liderança. Reprodução/Lars Baron/Getty Images)

Deixe um comentário