Marinha da França intercepta barco brasileiro com 4,6 toneladas de cocaína
Marinha da França intercepta barco brasileiro que transportava 4,6 toneladas de cocaína em direção à Europa. A operação teve apoio de países como Estados Unidos, França Reino Unido e Brasil.
			Nesta quarta-feira (7), a Europol, a polícia da União Europeia, afirmou que uma pequena embarcação brasileira foi interceptada pela Marinha francesa. O barco estava transportando mais de 4,6 toneladas de cocaína no valor de 150 milhões de euros, cerca de R$824 milhões.
A Europol não informou se os tripulantes eram brasileiros e nem para onde foram levados após a intercepção. “Uma investigação está em andamento para identificar os grupos criminosos envolvidos em ambos os lados do Oceano Atlântico”, disseram no comunicado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2022/x/c/twLVQ8SnOgqS8tekogBw/barco-interceptado-pr-autoridades-em-aguas-internacionais.jpeg)
Barco de pesca que foi alvo de apreensão. Tripulantes estão detidos na França. (Foto:Reprodução/Divulgação/PF)
Segundo a Marinha da França, o transporte é um barco de 68 pés, com, em torno de, 21 metros de comprimento, e era utilizado para a pesca. Na semana passada, a PF do Brasil informou que realizou uma operação de interdição em águas internacionais. Hoje (7), a Europol confirmou que a ação tinha como o alvo a embarcação brasileira.
Além disso, a polícia europeia afirma que o barco estava a caminho da Europa e foi parado no dia 30 de novembro na costa de Serra Leoa, na África. A investigação está ocorrendo por uma ação conjunta entre as inteligências da França, Brasil, Reino Unido e Estados Unidos. Desses países, participaram da operação a Polícia Nacional da França, a Polícia Federal do Brasil, a Agência Nacional de Crimes do Reino Unido e a DEA, agência destinada para o controle de drogas dentro e fora dos EUA, além do Centro de Crimes Organizados da Europol.
A Polícia Federal brasileira disse que o barco havia deixado o Brasil vinte dias antes de ser apreendido, após atravessar o Atlântico, e que o local de onde a embarcação partiu ainda não foi identificado. De acordo com a PF em nota, os tripulantes da embarcação foram detidos e a embarcação e a droga estão sob custódia da Marinha Francesa. Por fim, o órgão complementa que as investigações para “identificar os demais participantes da organização criminosa” prosseguem.
Foto Destaque: Em primeiro plano, embarcação brasileira que transportava 4,6 toneladas de cocaína, rumo à Europa. (Reprodução/Marinha Francesa via Europol)
