Kroger e Albertsons enfrentarão dificuldades em caso de junção de nova rede

A proposta anunciada pela Kroger e Albertsons nesta sexta-feira (14) prevê alteração do modelo de negócio e simultaneamente da forma como os usuários das mais de cinco mil lojas que compõem os dois grupos farão suas compras.

15 out, 2022

Duas das maiores redes de supermercados americanas anunciaram um acordo de fusão e construção de uma nova que valerá aproximadamente 25 milhões de dólares. Este é um acordo que pode mudar o setor do varejo dos Estados Unidos porque o setor varejista ainda é muito forte no setor no país. De acordo com estudos de impacto, a junção entre a Kroger e a rede Albertsons pode ocasionar o surgimento de uma nova concorrência para as gigantes Amazon e Walmart.

Essa decisão poderá mudar a forma com que muitos americanos compram seus mantimentos. Com previsão de ser concluído até 2024, o acordo pode ser o maior do setor nos EUA e a nova rede seria a maior em números de funcionários e lojas em todo país. Além da concorrência com as gigantes Amazon e Walmart, a rede certamente poderá ultrapassar outras gigantes do varejo que atualmente ocupam lugar de destaque.


Post da notícia no Twitter do Theo Wall Street Journal. (Reprodução/Twitter)


As empresas afirmaram também que conseguem atingir 85 milhões de lares e esse resultado caminha junto com o faturamento que planejaram para a gigantesca varejista: mais de 200 bilhões em vendas. Se caso o acordo for concluído será uma das maiores fusões da história do varejo dos EUA – superando a aquisição da Whole Foods pela Amazon em 2017 por 13,7 bilhões de dólares.

As redes estão operando dezenas de cadeias de supermercados, a Kroger com o Ralphs, Harris Teeter, Dillons, Fred Meyer, enquanto Albertsons com a Safeway e Vons. Elas disseram que vão desmembrar quase 400 lojas para formar um novo rival, tudo isso para obter autorização antitruste — conceito proposto em lei que visa combater empresas que se juntam para controlar seu ramo de atuação. Alguns analistas esperam fechamentos de lojas se o acordo for aprovado. Eles dizem que será um obstáculo significativo para superar as barreiras impostas pelo antitruste e competir com empresas pequenas em um dos períodos de maior alta inflação de alimentos em décadas nos Estados Unidos.

Foto Destaque: Imagem de estacionamento e de fachada de uma das lojas da Kroger. Reprodução/Scoot Utterback/Courier Journal

Mais notícias