Após pedido de príncipe saudita Trump afirma que vai mediar conflito pela paz no Sudão

Presidente americano afirma que não possuía a intenção de interfirir na guerra, mas conversa com o herdeiro saudita o fez mudar de ideia

19 nov, 2025
Trump irá mediar conflito civil no Sudão | Reprodução / Bloomberg / Getty Images Embed
Trump irá mediar conflito civil no Sudão | Reprodução / Bloomberg / Getty Images Embed

Nesta quarta-feira (19), o presidente Donald Trump afirmou durante uma conferência de investimentos EUA-Arábia Saudita em Washington que, após um pedido do príncipe herdeiro saudita Mohammed bin Salman, ele vai trabalhar para acabar com a guerra no Sudão. O príncipe saudita se encontrou com o presidente americano na terça-feira (18). Esta foi a primeira visita do monarca ao país norte-americano após sete anos.

Ajuda de Trump

Donald Trump afirmou que trabalhar pela paz no país do norte da África não estava em seus planos e ainda caracteriza o conflito como “algo insano e fora de controle”, mas que, após uma conversa com o herdeiro saudita, ele percebeu o quanto isso era importante não só para o príncipe, mas também para todos os que estavam presentes na conferência e, por isso, tomou a decisão. “Ele explicou toda a cultura e toda a história, e foi muito interessante ouvir, na verdade, foi incrível, e, sabe, nós já começamos a trabalhar nisso”, afirmou Trump.

O presidente dos Estados Unidos disse que o que está acontecendo no Sudão é uma atrocidade e ainda comentou sobre a realidade no país após a guerra. “Tornou-se o lugar mais violento da Terra e, da mesma forma, a maior crise humanitária do mundo. Alimentos, médicos e tudo o mais são desesperadamente necessários.”, completou.

Já o príncipe herdeiro saudita acredita que a pressão de Trump é a chave para colocar fim nos dois anos e meio de guerra. Ele citou o trabalho que o presidente americano fez para o cessar-fogo em Gaza no mês passado.

O encontro do príncipe saudita e Trump foi nesta terça-feira (18) na Casa Branca. A visita é uma tentativa para melhorar sua imagem após o assassinato do jornalista Jamal Khashogg em 2018.


Trump e príncipe saudita se encontram na Casa Branca (Foto: reprodução / Win McNamee / Getty Images Embed)


O conflito no Sudão

A guerra civil no Sudão começou em abril de 2023. As Forças Armadas Sudanesas, comandadas por Abdel Fattah al-Burhan, e as Forças de Apoio Rápido paramilitares lideradas por Mohamed Hamdan Dagalo, lutam pelo poder após o golpe militar de 2021.

A motivação do conflito é histórica e étnica entre árabes e não árabes e gerou uma destruição generalizada, além do deslocamento em massa de pessoas, o que atraiu várias potências estrangeiras que ameaçam dividir o país. A forte migração causou um novo conflito pelos recursos naturais entre grupos nômades árabes e agricultores de origem africana.

Mais de 4 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas e a cada dia aumentam mais os relatos de violações em massa e limpeza étnica, sendo a população não árabe o maior alvo das forças paramilitares.

Mais notícias