Passaportes sem carimbo: Europa começa a encerrar tradição antiga

A UE adotará sistema biométrico EES para substituir carimbos nos passaportes de visitantes, como brasileiros. Etias será exigido a partir de 2026.

13 out, 2025
Europa aposenta carimbos em passaporte | Reprodução/Marcelo Camargo/Jovem Pan
Europa aposenta carimbos em passaporte | Reprodução/Marcelo Camargo/Jovem Pan

A partir deste domingo (12), alguns países europeus iniciarão a substituição do carimbo tradicional no passaporte por um sistema eletrônico. A mudança será feita de forma progressiva, o processo completo está previsto para ser finalizado até 9 de abril de 2026. Durante esse período de transição, o registro manual ainda continuará disponível. A novidade faz parte de uma modernização nos controles de fronteira.

Europa adota medida; Reino Unido fica de fora

Denominado Sistema de Entrada e Saída (EES), o novo mecanismo fará a identificação de viajantes por meio de biometria, utilizando reconhecimento facial e digitais. A inovação será oferecida gratuitamente aos usuários.
O objetivo é tornar os processos de controle migratório mais ágeis e seguros. Além disso, o sistema substituirá os tradicionais carimbos nos passaportes.



Europa encerra tradição dos carimbos nos passaportes ( Foto: reprodução / Ekaterina Belins)

EES obrigatório para não europeus

O EES será exigido de cidadãos que não pertencem à União Europeia nem possuem nacionalidade da Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, ao ingressarem em um dos 29 países participantes para permanências de até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Isso inclui os brasileiros.

Coleta de Dados Biométricos na Chegada ao País

No momento da entrada, os agentes de fronteira poderão registrar as impressões digitais ou capturar uma imagem facial do viajante. Alternativamente, o cadastro poderá ser feito por meio de totens instalados nos pontos de controle ou por um aplicativo oficial disponibilizado pelo país de destino, quando essas opções estiverem acessíveis.

Mesmo com o pré-cadastro, será indispensável passar pela verificação de um agente de imigração. Caso necessário, os dados poderão ser coletados novamente. Essa iniciativa integra um conjunto de mudanças que a União Europeia está promovendo nos procedimentos de controle de fronteiras.

A União Europeia implementará novas medidas de controle de fronteiras, incluindo o Etias, uma autorização eletrônica obrigatória a partir do final de 2026 para visitantes de países isentos de visto, como o Brasil. A taxa será de 20 euros.

Mais notícias